Geografia - IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
Ângelo Tiago de Miranda
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
Objetivos
1) Compreender o que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e como ele é calculado;
2) Perceber que o IDH é o índice mais adequado para se analisar o desenvolvimento humano, sendo utilizado como principal instrumento de medida em diversos países;
3) Analisar o IDH de vários países e observar que os índices mais elevados pertencem aos países desenvolvidos;
4) Analisar o IDH do Brasil, compará-lo com o índice de outros países e propor soluções para os nossos problemas sociais.
Ponto de partida
Leitura dos textos Como funciona o IDH - Índice de Desenvolvimento Econômico e IDH mede nível de qualidade de vida.
Estratégias
1) Inicialmente, questionar os alunos se somente o Produto Interno Bruto (PIB) per capita (dividido pela população) é suficiente para analisar o desenvolvimento de uma determinada população. Explique que, analisando sob esse ponto de vista, teremos unicamente a dimensão econômica de uma população - e, para medirmos o desenvolvimento humano, devemos levar em conta outros dados. Pergunte para os alunos que outros dados eles acham que são importantes.
2) Escreva no quadro as respostas dadas pelos alunos e selecione com um círculo os elementos que compõem o IDH (educação, longevidade e PIB per capita). Explique a criação do IDH e a sua utilização como forma de medir o desenvolvimento dos países no mundo. Depois, detalhe cada um dos elementos, bem como os fatores que são levados em consideração dentro de cada elemento. Por exemplo, no elemento educação, é considerado o índice de analfabetismo e a taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.
3) É importante comentar o funcionamento do IDH e informar que ele varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total). Vale lembrar que um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.
4) Distribua para os alunos, numa folha, a mais recente classificação dos países em relação ao IDH. Distribua também um mapa-múndi "mudo", ou seja, não contendo o nome dos países. Os alunos deverão localizar no mapa os vinte primeiros países classificados e pintá-los com uma cor correspondente ao seu índice no IDH. Previamente, determine com os alunos que os países que possuem um índice alto serão pintados com a cor verde; os que possuem índice médio, com amarelo, e os que possuem índice baixo, com vermelho. Poderá ser utilizado um atlas, em caso de dúvida a respeito da localização de algum país. Nessa primeira etapa serão analisados dois aspectos: a percepção espacial do aluno e a sua capacidade de analisar as informações expressas no mapa.
5) A seguir, solicite que os alunos analisem atentamente o mapa elaborado e retirem dele algumas conclusões. É esperado que os alunos percebam que os países que possuem IDH alto estão localizados na porção norte do hemisfério e que são, portanto, países desenvolvidos, considerados ricos. Em virtude disso, apresentam os melhores índices sociais e econômicos, acesso às melhores tecnologias, entre outros fatores.
6) Num segundo momento, peça que os alunos pesquisem, em grupo, na biblioteca e na Internet, os índices sociais presentes em cada elemento, considerando-se sempre um grupo de cinco países mais o Brasil. Por exemplo, no elemento longevidade, pesquisar a expectativa de vida em cinco países e também no Brasil. Num trabalho interdisciplinar com Matemática, solicite aos alunos que confeccionem gráficos comparando os dados do Brasil com os de outros países.
7) Em outra aula, peça para que cada grupo apresente os dados e os gráficos comparativos. Após a apresentação, realize um debate sobre os índices apresentados pelo Brasil, relacionando-os aos de outros países. Também no debate, peça para os alunos proporem possíveis soluções com o objetivo de melhorar os índices sociais brasileiros - e, conseqüentemente, o IDH atual. As soluções propostas pelos grupos deverão ser escritas numa folha.
8) Posteriormente, num trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa, os grupos deverão se reunir e elaborar um documento, uma carta contendo todas as possíveis soluções apontadas pelos alunos.
9) Acompanhe os alunos até o laboratório de informática e pesquise na Internet o endereço eletrônico (e-mail) dos senadores representantes do Estado onde se localiza a escola e também de, no mínimo, cinco deputados federais. Peça para algum aluno digitar a carta e, em seguida, envie-a para o e-mail dos senadores e deputados federais selecionados, solicitando atenção às sugestões dadas pelos alunos. Solicite dos parlamentares que, em suas respostas, informem o que, de fato, está sendo feito para solucionar os graves problemas sociais e econômicos brasileiros.
10) Deve-se fazer uma avaliação qualitativa contínua, acompanhando o desenvolvimento do aluno, avaliando-o no seu dia-a-dia, nas atividades cotidianas em sala de aula. Deve-se avaliar o desenvolvimento de habilidades (raciocínio, aplicação de conceitos, capacidade de observação e de crítica, etc.), bem como de atitudes (responsabilidade na execução das tarefas, sociabilidade, etc.).