Geografia - Poluição atmosférica
Ângelo Tiago de Miranda
Poluição atmosférica
Objetivos
1) Compreender o fenômeno da poluição atmosférica, principalmente os tipos de poluentes, as suas classificações e fontes de emissão.
2) Pesquisar sobre os efeitos da ação dos poluentes atmosféricos nos seres humanos, nos vegetais, na atmosfera e nos materiais presentes no ambiente;
3) Compreender que a poluição atmosférica é um dos vários tipos de impacto ambiental resultantes da relação do ser humano com o meio natural;
4) Refletir sobre a importância e as conseqüências da ação humana no espaço e na natureza;
5) Propor soluções para melhorar as condições atmosféricas.
Ponto de partida
Ler o texto Poluição atmosférica disponível no site Educação, do UOL.
Estratégias
1) O professor apresenta aspectos que definem o fenômeno da poluição atmosférica, baseando-se no texto, que pode ser resumido para os alunos ou distribuído para leitura em grupo. Antes de abrir uma discussão de esclarecimento, o professor pode problematizar algumas questões interessantes para os alunos, estimulando-os para reflexões:
- Será que o ser humano questiona os limites da utilização da natureza? Afinal, desde quando o homem possui uma visão de preservação dos recursos naturais, como o ar atmosférico? Desde há muito tempo ou somente há pouco tempo?
- Nos últimos séculos, como o ser humano vem se comportando em relação à natureza?
- O que é poluição atmosférica?
- O que são poluentes atmosféricos? Como eles são classificados?
- Quais as fontes poluidoras em relação a cada tipo de poluente? Observe o município onde você mora, quais as fontes poluidoras que você acredita que existem?