Geografia - Saneamento básico
Ângelo Tiago de Miranda
Saneamento básico
Objetivos
1) Conhecer os problemas do uso e do tratamento da água e mostrar a importância dos sistemas de saneamento básico para o bem estar da população;
2) Analisar a situação do saneamento básico nas diferentes regiões do Brasil;
3) Compreender que o saneamento básico é um dos problemas ambientais urbanos;
4) Associar esse problema ao aumento do número de habitantes nas cidades, pois, não houve nelas um planejamento adequado para receber tão grande quantidade de pessoas.
5) Conhecer as diversas formas de destinação final do lixo e os impactos que alguns deles oferecem ao meio ambiente. Analisar a situação do município onde se encontra a escola, no sentido de identificar a forma de destinação final do lixo coletado.
Ponto de partida
Leitura do texto "O saneamento básico no Brasil", disponível no site Educação UOL.
Estratégias
1) Distribua uma cópia do texto para os alunos e peça para eles analisarem as estatísticas referentes à situação do esgotamento sanitário na região do país onde está localizada a escola, comparando-as com as outras regiões do país.
2) Promova uma discussão com os alunos levantando os motivos que eles acham, para que a região onde se localiza a escola apresente as estatísticas de esgotamento sanitário presentes no estudo.
3) Explique as bacias hidrográficas. Quais reservatórios banham o município? De onde vem e para onde vai à água que chega à escola? Sugira para os alunos, uma pesquisa para descobrir quais reservatórios abastecem o município (lago, rio, represa, etc.), a localização deles e das estações de tratamento de água, a situação atual dessas fontes e como elas eram no passado. É importante comparar a população atual da região com a de alguns anos atrás, bem como a mudança nos padrões de consumo nesse período. Os alunos perceberão quanto aumentou a produção de esgoto e também de lixo.
4) Explique a importância da água limpa. Fale sobre os problemas com a água contaminada. Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre as condições no município: Tem rede de esgoto? A água é limpa? A água utilizada na escola vem direto da estação de tratamento ou existem reservatórios no caminho? Qual a distância aproximada entre a estação de tratamento e o ponto de utilização da água na escola? São utilizadas bombas para elevar a água? Se sim, onde estão localizadas? E quantos litros podem bombear por hora? Qual a quantidade de energia elétrica utilizada para esse fim?
5) Para essa atividade, é muito importante ter um mapa do município e localizar os equipamentos da rede de distribuição que estão sendo estudados (reservatórios, estações de tratamento e bombas de elevação), para dar aos alunos uma idéia do trajeto percorrido pela água, da estação de tratamento até a escola. Se ao longo do percurso houver bombas de elevação, é interessante sinalizar no mapa a diferença de altitude entre o ponto de chegada e o de saída da água.
6) Após trabalhar com os alunos a questão da água, aborde a da destinação final do lixo no município onde está a escola. Inicie mostrando duas imagens: um local sujo de lixo (lixão) e o outro limpo e organizado (aterro). Pergunte aos alunos, qual desses locais está conservado e que impacta minimamente o meio ambiente e o porquê. Provavelmente os alunos responderão que é o aterro. Nesse momento, explique os tipos e as características dos aterros existentes: o sanitário e o controlado.
7) Após isso, questione-os a respeito da imagem referente ao lixão. Explique as características de um lixão. Incentive os alunos a refletir sobre os impactos sociais e ambientais dessa situação. Nos lixões, por exemplo, a vegetação, os recursos hídricos e o solo ficam prejudicados. Estão presentes nesses ambientes muitos catadores homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, expostos a doenças diversas, pois sobrevivem dos restos de alimentos e outros resíduos encontrados no lixo.
8) Proponha que os alunos pesquisem sobre o local (lixão, aterro ou ambos) onde é destinado o lixo que é coletado no município. Se factível, organize uma visita nesse(s) local(is) e peça para observarem as condições sociais e ambientais. Conferem com as características discutidas pelo professor? Peça para os alunos pesquisarem o que acontece com o lixo que chega a esses lugares. As possíveis respostas seriam: reciclagem, queima, enterro ou simplesmente deixar o lixo a céu aberto.
9) Como avaliação, peça para os alunos uma dissertação contendo uma análise/exame/apontamento das atribuições e responsabilidades tanto das pessoas quanto das empresas e do poder público, nas questões de esgotamento sanitário e do lixo. Após a entrega das dissertações, promova uma discussão com os alunos para verificar quais as responsabilidades de cada pessoa, empresas e governo levantados por eles nas redações. Aproveite para discutir o consumo excessivo na sociedade atual e o conseqüente aumento na produção de resíduos, a fiscalização por parte do governo nas empresas que geram resíduos, etc.