História do Brasil - Governo Eurico Gaspar Dutra
Érica Alves da Silva
Governo Eurico Gaspar Dutra
Introdução
Para os alunos é sempre importante a visualização das relações entre a história nacional e a internacional. Conhecer alguns aspectos do governo Gaspar Dutra permite a problematização da idéia de democracia e também conhecer as relações entre o Brasil e o bloco liderado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria.
Objetivos
1. Identificar os limites do regime democrático durante o governo Gaspar Dutra.
2. Identificar as relações entre o Brasil e o bloco capitalista no contexto da Guerra Fria.
3. Comparar o governo Getúlio Vargas ao governo Dutra.
4. Analisar a Constituição de 1946.
5. Conhecer o momento da história brasileira em que o país se abriu às empresas estrangeiras.
Estratégias
1. Faça uma pequena explanação esclarecendo aspectos importantes sobre o governo Getúlio Vargas. Dessa maneira, no final desse trabalho a turma poderá comparar os dois governos: Vargas e Dutra. Durante a explicação, apresente as principais características do Estado Novo.
Faça uma leitura coletiva do texto Governo Gaspar Dutra (1946-1951) - Democracia e fim do Estado Novo. É importante que, paralelamente, os alunos conheçam o que o material didático usado na escola fala sobre o tema.
Explique o contexto histórico aos alunos, tratando da economia, da política, da relação entre Estado e sindicatos, da política externa, etc.
Leve prontos pequenos textos, frases ou palavras que explicitem os temas que serão levantados. À medida que leitura e explicação ocorrerem, vá fixando o material na lousa, de maneira a criar um panorama sobre o governo Dutra.
2. Leve à sala de aula alguns trechos da Constituição de 1946 e discuta com a classe sobre alguns dos pontos mais relevantes do texto constitucional. Se desejar, o professor pode fazer comparações com a Constituição de 1988.
3. Peça aos alunos que criem, em grupos de quatro componentes, quadros comparativos entre o passado e o presente: direitos do cidadão ontem e hoje; economia ontem e hoje; participação de empresas estrangeiras na economia brasileira ontem e hoje; etc. Ao término da atividade, a correção pode ser coletiva, formando-se um quadro comparativo de toda a sala, que pode ficar exposto no mural da turma.
Atividades
Uma das dificuldades dos alunos é a elaboração de sínteses. Diante da necessidade de todos os componentes curriculares contribuírem para o desenvolvimento dessa habilidade, sugere-se que os alunos desenvolvam, individualmente, uma síntese dos aspectos estudados sobre o governo Dutra.
Na seqüência, o aluno deve trocar o seu texto com o do colega. Um deve ler o texto do outro e, juntos, devem elaborar uma nova síntese, baseada na troca de idéias.