Matemática - A matemática do consumo
Antonio Rodrigues Neto
A matemática do consumo
Objetivo
Exercitar a leitura de informações matemáticas que podem ser identificadas em vários tipos de texto com conteúdos diversificados. Apresentar o tema do consumo como um recurso para esse tipo de leitura. Apontar a importância desse tema e as relações que podem ser construídas com os conceitos matemáticos.
Séries
Primeiro ano do Ensino Médio.
Estratégias
1) Perguntar para a sala de aula se o conhecimento matemático pode colaborar na interpretação dos problemas relacionados ao consumo.
2) Discutir com os alunos os princípios da teoria dos conjuntos que podem ser aplicados na coleta de lixo. Por exemplo, o conjunto das garrafas de plástico está contido no conjunto dos plásticos no processo da coleta seletiva de lixo.
3) Apresentar uma situação-problema a partir de uma questão do ENEM/2009 que contenha informações relacionadas ao consumo.
4) Discutir com a sala os problemas das embalagens dos produtos. Qual é o custo de uma embalagem? Existe uma relação do preço do produto com o custo de uma embalagem?
5) Ler e discutir o texto da questão indicando os possíveis tipos de produtos que são embalados em latas de alumínio. Escrever as possibilidades na lousa. Qual o produto que é mais usado nesse tipo de embalagem?
6) Retomar o conceito de porcentagem explorando a informação do texto de que foi reciclado 96,5 % das latas de alumínio, equivalente a 11,9 bilhões de latinhas. Como calcular o número total desse tipo de lata ?
7) Apresentar a notação científica como um recurso para registrar determinadas quantidades numéricas. Mostrar a diferença desse tipo de notação com o registro feito somente em potências de dez.
8) Perguntar para a sala quais são os dados que deverão ser usados para a resolução da questão e o cálculo que deverá ser feito para se obter a renda média mensal dos trabalhadores envolvidos nesse tipo de coleta.
9) Apontar a alternativa correta, no caso a B, discutindo a importância desse tipo de cálculo na interpretação de dados de determinadas áreas como, por exemplo, economia e saúde. Qual é a renda mensal de um brasileiro em uma determinada região do país? Qual é a média da idade de expectativa de vida dos brasileiros?
10) Relacionar o procedimento da resolução dessa questão com conceitos de outras áreas como, por exemplo, em física e em geografia, com informações sobre a temperatura média anual de uma determinada região do planeta.
Atividades
1) Escolher um tema da área da saúde e pesquisar os dados que conduzam a necessidade da leitura em termos de valores médios. Apresentar a pesquisa para a sala de aula.
2) Pesquisar as contas de energia elétrica de uma residência , de janeiro a dezembro, de preferência de um ano anterior. Apresentar o consumo por meio de gráfico de barras e calcular a média em Kwh consumido durante o ano.