Matemática - Porcentagem
Carlos Alberto Campagner
Porcentagem
Ponto de partida
1) Mediante anúncios de jornais e de revistas com promoções, artigos de economia, etc. mostrar os problemas diários da porcentagem.
2) Realizar a leitura dos textos Porcentagem (1) e (2) no site Educação.
Objetivos
Conhecer os elementos de uma poderosa ferramenta de ampla utilização em várias áreas.
Estratégias
1) Mostrar o algoritmo de maneira leve e às vezes indireta para amenizar a rejeição à matéria;
2) Pedir aos alunos a pesquisa de outros exemplos a serem resolvidos em classe ou como trabalho de casa;
3) Mostrar a grande aplicabilidade da porcentagem.
Atividades
1) Após a fixação das propostas, pedir aos alunos a aplicação dos conceitos como, por exemplo, a porcentagem de homens e mulheres na classe ou a partir da média das notas de cada aluno, qual a porcentagem de contribuição da de matemática;
2) Discutir e enfatizar a noção de porcentagem como ferramenta de suporte para outras áreas e não como um assunto exclusivo da matemática;
Sugestões
Verifique as contas de serviços (energia elétrica, água, telefone) em que os impostos são calculados sobre o valor final e não sobre o valor medido e deduza tal algoritmo junto com os alunos.