Português - Figuras de linguagem
Patrícia Cordeiro Sbrogio
Figuras de linguagem
Objetivos
1) Reconhecer a função das figuras de linguagem na construção de sentidos dos textos.
2) Conceituar e exemplificar as principais figuras de linguagem.
Ponto de partida
Sugestão de cartas para a montagem do jogo:
Metáfora | Consiste no emprego de uma palavra em sentido que não lhe é próprio, resultante da relação de semelhança entre dois termos. | "Meu verso é sangue." (Manuel Bandeira) |
Comparação | Consiste em aproximar dois termos, a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem, etc. | "Pois fui visitar uma amiga cuja filha adolescente, de 14 anos, tem o rosto de um anjo de catedral, mas se veste de preto, como um morcego." (Walcyr Carrasco) |
Antítese | Consiste na aproximação de termos com sentidos opostos. | "Sol e lua, Noite e dia. Sou o fui E o serei..." (Carlos Queiroz Telles) |
Hipérbole | Consiste em expressar uma idéia com exagero, a fim de enfatizá-la ou destacá-la. | "Rios te correrão dos olhos, se chorares." (Olavo Bilac) |
Metonímia | Consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência, proximidade. | Gosto de ler Fernando Sabino. (autor pela obra) |
Personificação ou Prosopopéia | Consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais. | "A lua foi ao cinema |
Eufemismo | Consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma idéia desagradável ou grosseira. | "Quando a Indesejada das gentes chegar (Não sei se dura ou caroável), |
Montagem
É necessário colar as folhas do jogo em cartolina ou papelão, depois recortar as cartas com nomes, conceitos e exemplos, embaralhar e colocar em envelopes diferentes. Os próprios alunos podem montar cada jogo e até redigir as regras - e, quem sabe, definir pontuação e "castigos".
Estratégias
1) Ler diferentes textos e mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo uso das diferentes figuras de linguagem.
2) Organizar os alunos em pequenos grupos e entregar um envelope com os nomes das figuras de linguagem, outro com os conceitos e outro com os exemplos. Em seguida, orientar os alunos sobre a importância de retomar as anotações do início da aula e ler atentamente os exemplos para determinar a figura predominante em cada um deles. Os alunos deverão relacionar cada figura com o conceito e o exemplo adequado.
3) Depois da montagem do jogo, os grupos podem apresentar suas conclusões e produzir síntese ou painel sobre o estudo realizado.
Comentários
A partir dessa sugestão, os alunos podem realizar pesquisas sobre o tema, criar seus próprios jogos e trazer poemas, letras de música e outros textos de interesse para discutir com a turma os usos das figuras de linguagem.