Português - Semana de Arte Moderna
Semana de Arte Moderna
Objetivos
1) Conhecer e vivenciar aspectos literários, históricos, artísticos e culturais da Semana de Arte Moderna de 1922;
2) Apresentar uma versão multimídia da Semana de Arte Moderna;
3) O objetivo desse projeto não é a reprodução fiel dos acontecimentos da Semana de Arte Moderna, mas uma recriação do espírito do movimento modernista, em sua diversidade e suas contradições;
Ponto de partida
Leitura do texto Semana de Arte Moderna. Essa leitura pode ser complementada pelos textos indicados no site Educação: Almanaque da Folha, Centro de Documentação Histórica da FGV e Revista Nova Escola.
Comentário
A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, representou um marco no movimento modernista, mas não foi um acontecimento único nem isolado. O movimento modernista começou antes de 1922 e se prolongou pelas décadas seguintes. Caracterizou-se por um grande debate de idéias e de concepções estéticas, que marcou todos os aspectos da cultura brasileira, em especial a literatura, a arte e a música.
Estratégias
1) Por meio de aulas expositivas e pesquisas extraclasse, em sites da internet e nos livros didáticos e paradidáticos, estudar o modernismo e a Semana de Arte Moderna de 1922, buscando compreender seu significado, sua importância histórica e os acontecimentos mais relevantes do movimento;
2) Com os alunos divididos em grupos, discutir alguns aspectos relevantes do modernismo, definidos pelos próprios grupos, esboçando campos de interesse;
3) Definir os autores e textos que farão parte da dramatização. Por exemplo, podem ser escolhidos os textos "Ode ao Burguês", de Mário de Andrade, o "Manifesto Antropofágico", de Oswald de Andrade, o poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira, ou o artigo "Paranóia ou Mistificação", de Monteiro Lobato;
4) De posse desse material, definir os alunos que participarão da dramatização e as características físicas e psicológicas dos personagens que vão interpretar;
5) Estudar as personagens que farão parte da dramatização. As biografias podem ser pesquisadas nos textos indicados pelo site Educação: Mario de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Menotti Del Picchia e Tarsila do Amaral.
6) Realização do evento, com exposição, declamação de poemas, apresentação musical, diálogos e esquetes teatrais previamente elaborados ou improvisados pelos alunos.
Produto final
O produto final será um evento multimídia que pode contar com performances, apresentações, esquetes teatrais e exposições.