Sociologia - Experiências políticas anteriores aos movimentos sociais dos anos 1960
Celina Fernandes
Experiências políticas anteriores aos movimentos sociais dos anos 1960
Objetivos da seqüência:
1) Levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre os movimentos sociais da década de 1960, socializá-lo e problematizá-lo.
2) Ampliar o repertório dos alunos acerca do contexto histórico, social e político que antecedeu esses movimentos sociais.
3) Ampliar a noção de "experiência de revolta".
Aula 1
Conhecendo o que os alunos pensam e sabem sobre o tema:
- Numa roda de conversa, perguntar o que os alunos sabem sobre os movimentos socioculturais da década de 1960; pedir que socializem o que sabem.
- Perguntar se sabem os motivos que levaram essa época a ser tão conhecida; as mudanças foram realizadas; o caráter amplo dessas mudanças, etc.
- Perguntar se conhecem pessoas que possam ser entrevistadas sobre aquela época.
Aula 2
Ampliando o conhecimento sobre o tema:
- Aula expositiva em que se faz uma breve perspectiva histórica das questões que marcaram a época. Aspectos que podem ser abordados:
a) A geração dos anos 1960 e a experiência de revolta, ou seja, de um movimento que visava colocar a prova o pode instituído sobretudo, valores que sustentavam o "sistema"
b) Os movimentos sociais que tiveram como grandes temas as questões mais significativas do século 20; muitas dessas questões provinham do "abalo político, cultural e ético provocado pela Segunda Guerra Mundial".
c) Experiências políticas do pós-guerra e dos anos 1950: a revolução socialista chinesa, a guerra da Coréia, a guerra da Argélia, as lutas pelo fim dos colonialismos, a revelação do totalitarismo sob o socialismo de Stalin, as lutas de libertação na América Latina, a experiência de Cuba e da guerrilha.
d) A experiência de revolta como um movimento de negação (da guerra, da tortura, do racismo, do capitalismo, do socialismo real) e de abertura (ideais de liberdade, de transformação social).
Aula 3
Preparando a pesquisa:
- Dizer aos alunos que eles farão (em grupo) uma pesquisa bibliográfica sobre uma das experiências políticas do pós-guerra. Explicitar que cada grupo pesquisará sobre uma dessas experiências e que tem como objetivo expor o conhecimento adquirido com a pesquisa para os outros grupos.
- Dividir os alunos em grupos de três integrantes. Pedir que cada grupo escolha uma das experiências políticas do pós-guerra e que escreva perguntas que gostaria de ver respondidas por meio de uma pesquisa bibliográfica. Ajudar os grupos a organizarem suas perguntas por temas e a escolher um roteiro de pesquisa.
- Dar as primeiras sugestões de bibliografia para cada um dos grupos. Orientá-los no que diz respeito ao uso que se faz de cada fonte para aproveitar o que ela oferece da melhor forma possível.
- Explicitar os critérios para uma boa apresentação dos resultados da pesquisa:
a) elaboração pessoal do tema a partir do estudo do conteúdo das fontes,
b) clareza na exposição do tema, por meio de uso de suportes adequados,
c) explicitação das fontes utilizadas para a pesquisa,
d) uso adequado da língua portuguesa para a situação comunicativa,
e) Solicitar que realizem a pesquisa em casa.
Aula 4
Organizando os resultados da pesquisa:
- Ensinar os alunos a selecionarem e organizarem os resultados da pesquisa a partir do roteiro elaborado anteriormente,
- Selecionar o suporte mais adequado para comunicar esses resultados,
- Elaborar a apresentação,
- Organizar um cronograma das apresentações.