Sociologia - Revolução e mudança social - 3
Renato Cancian
Revolução e mudança social - 3
Objetivo
Sintetizar as informações levantadas e discutidas sobre o tema da revolução social, considerando-a como o fenômeno sociológico que expressa a forma mais extremada de mudança social.
Ponto de partida
Dividimos o tema da revolução como mudança social em 3 aulas. Caso o professor avalie que necessita de mais tempo ou de um aprofundamento de certas questões, ele poderá utilizar maior número de aulas. O professor encontrará, no final deste texto, os links para as outras duas aulas.
Esta terceira aula será expositiva, voltada: 1) à apresentação, por parte do professor, dos resultados das pesquisas de cada grupo; e 2) ao encerramento da discussão do tema.
Comentário
As estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do tema, nas três aulas, abrangem: 1) prática de leitura e interpretação crítica de textos; 2) debates a partir de exposição oral; 3) prática de pesquisa histórica e sociológica.
Estratégias
1) O professor analisa as conclusões dos alunos e faz uma síntese oral sobre o tema, salientando os aspectos que considerar importantes.
2) O professor faz um levantamento das dúvidas e dos questionamentos dos alunos.
3) Discussão sobre o direcionamento da aula e o aprendizado obtido.
Sugestões bibliográficas
Dicionário de Política. Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino. Editora Universidade de Brasília.
Estados e revoluções sociais. Theda Skocpol. Editora Presença, Portugal.