Equação de 1º grau (1): Definição

Carlos Alberto Campagner, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Para resolver problemas matemáticos, é necessário usar a lógica. Através dela, você conseguirá transformar seus problemas cotidianos em "problema matemáticos". É o primeiro passo para você conseguir resolver uma equação, igualdade que possua pelo menos uma incógnita (valor que você não conhece), representada por letra.

Para resolver problemas matemáticos, é necessário usar a lógica. Através dela, você conseguirá transformar seus problemas cotidianos em "problema matemáticos". É o primeiro passo para você conseguir resolver uma equação, igualdade que possua pelo menos uma incógnita (valor que você não conhece), representada por letra.

Linguagem e matemática

Em português se diz: Em termos matemáticos:
dois somado a dez 2 + 10
três vezes dez 3 x 10
o dobro de um número 2 x X

 

Uma das vantagens da simbologia matemática é que todo mundo a entende: brasileiros, alemães, poloneses, japoneses, etc.

Incógnitas

1) Veja o enunciado do seguinte problema:

Pense em um número, multiplique-o por 5, some 31 e o resultado é 86. Que número é esse?

Para resolver o problema, devem-se usar as operações inversas e começar pelo fim:

Ou seja:

a) 86 - 31 = 55
(a subtração é a operação inversa à adição)

b) 55 : 5 = 11
(a divisão, inversa à multiplicação)

Logo, o resultado é 11.

Mas poderíamos escrever o problema de maneira diferente:

Pense em um número. Como é um número qualquer, que você não conhece, represente-o por x.

reprodução

Multiplique-o por 5

reprodução

Some 31

reprodução

O resultado é 86, ou seja:

reprodução

Usando as operações inversas, temos:

reprodução

 

reprodução

 

reprodução

A fórmula apresentada no quadro acima é uma equação. E você viu, passo a passo, como resolvê-la, nos quadros a e b.

Veja também outra maneira de fazer a resolução das equações de 1º grau.

Uma das vantagens da simbologia matemática é que todo mundo a entende: brasileiros, alemães, poloneses, japoneses, etc.

Incógnitas

1) Veja o enunciado do seguinte problema:

Pense em um número, multiplique-o por 5, some 31 e o resultado é 86. Que número é esse?

Para resolver o problema, devem-se usar as operações inversas e começar pelo fim:

Ou seja:

a) 86 - 31 = 55
(a subtração é a operação inversa à adição)

b) 55 : 5 = 11
(a divisão, inversa à multiplicação)

Logo, o resultado é 11.

Mas poderíamos escrever o problema de maneira diferente:

Pense em um número. Como é um número qualquer, que você não conhece, represente-o por x.

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Multiplique-o por 5

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Some 31

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O resultado é 86, ou seja:

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Usando as operações inversas, temos:

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A fórmula apresentada no quadro acima é uma equação. E você viu, passo a passo, como resolvê-la, nos quadros a e b.

Veja também outra maneira de fazer a resolução das equações de 1º grau.

Carlos Alberto Campagner, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é engenheiro mecânico, com mestrado em mecânica, professor de pós-graduação e consultor de informática.



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