PUBLICIDADE
Topo

Matemática

Equação de 1º grau - Resolução

Carlos Alberto Campagner, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

(Atualizado em 30/04/2014, às 11h06)

Para resolver uma equação de 1º grau, uma técnica útil é imaginar uma balança. Entenda o conceito e aprenda a resolver esse tipo de equação. Em uma balança de pratos, como a que você vê abaixo, há equilíbrio apenas se os dois pratos possuírem a mesma massa.

Imagine que alguém colocou quatro objetos iguais em um dos pratos da balança e dois pesinhos (que você sabe quanto pesam!). Se os pratos ficarem equilibrados, quer dizer que os objetos de um lado têm a mesma massa das do outro.

Como você não sabe quanto pesam os cubinhos, você vai dizer que eles pesam "x":

4 x = 2 0 0 x = 2 0 0 4 x = 5 0

Se for colocado um objeto x de cada lado, a balança continua em equilíbrio, já que é a mesma massa que foi adicionada a cada lado.

 

 

 

 

 

Agora imagine outra situação. Em uma dessas balanças de pratinho, você tem, de um lado, 5 pesinhos de valor desconhecido e um pesinho de 31 gramas. Do outro, um pesinho de 86 gramas. E os dois lados estão em equilíbrio. Quanto pesará, então, cada um dos pesinhos?

  •  

 

 

 

 

 

 

Podemos começar retirando 31 gramas de cada lado da balança. De um lado, você terá apenas os pesinhos de massa x gramas. Do outro, 86 - 31 gramas.

 

 

 

 

 

Como você tem 5 pesinhos, e quer saber quanto pesaria um deles sozinho, divida, os dois lados, por 5!


 

 

 

 

 

Sua equação está resolvida!

Matemática