REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2019 Universidade em crise: quem paga a conta?
Universidade pública e gratuita para o bem dos estudantes
Em uma sociedade desigual como a que esta em que estamos inseridos, é comum que muitas pessoas, especificamente de renda baixa, tenham a universidade pública e gratuita como uma das principais possibilidades de uma vida melhor. Tendo em vista melhor, visto que o estudo é o principal fator necessário para construir uma vida profissional de maior reconhecimento sucesso financeiro e social e que o preço de uma faculdade privada não é acessível a todos.
Além disso, a universidade pública é preferível por a grande parte dos estudantes por seu investimento em pesquisas - objeto de estudo fundamental para o desenvolvimento de novos fatos -, característica que só é possível graças à sua gratuidade, já que o dinheiro que seria recebido através de mensalidades não alcançaria o valor que é custeado pela sociedade.
Ainda é possível reforçar que as vagas que são conquistadas na universidade não se devem apenas ao dinheiro gasto com ensino fundamental e médio privado, já que as vagas destinadas aos oriundos de escolas públicas não poderão, de forma alguma, ser ocupadas por ricos que desfrutaram de privilégios desde a infância.
Tendo em vista os âmbitos fatos acima e os gastos altos de uma universidade pública gratuita, a mais viável solução a solução mais viável seria não cobrar mensalidades de nenhum aluno, visando a igualdade como todos devem ser tratados, mas criar campanhas de incentivo tanto à doação de dinheiro quanto à a serviços comunitários por parte dos alunos a fim de arrecadar dinheiro para a instituição.
Competência geral
Texto predominantemente bom, com problemas nas competências 1 e 5, que diminuem a nota do conjunto.
Competências
- 1) Em termos de linguagem, o texto é razoável, apesar de equívocos na escolha do vocabulário e de erros gramaticais. Aliás, é a má escolha do vocabulário que gera uma frase como a assinalada em vermelho, que é, no mínimo, obscura e, no máximo, sem sentido.
- 2) O autor desenvolveu bem o tema, apresentando sua tese e expondo argumentos para defendê-la.
- 3) Nos dois parágrafos argumentativos (o segundo e o terceiro), pode-se apontar uma validade formal dos argumentos, mas falta clareza na exposição, deixando mais evidente por que a pesquisa e as cotas são efetivamente fatos geradores de excelência na universidade pública.
- 4) Texto bem articulado, embora nos limites medianos de domínio da linguagem escrita do autor.
- 5) As sugestões são plausíveis, mas expostas de maneira bastante superficial.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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