REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2019 Universidade em crise: quem paga a conta?
Educação brasileira: conhecimento já!
É indiscutível que o sistema educacional brasileiro está corrompido há muito tempo, e tempo e, cada vez mais, estamos caminhando para uma verdadeira concepção da ignorância.
A polêmica relacionada ao corte de recursos para formação superior, evidência-se superior evidencia-se como uma comprovação de que aqueles que deveriam ser os responsáveis pela administração de um Ministério da Educação de fato preocupado em garantir a fomentação do saber e o cultivo do aprendizado da população, não população não cumprem com suas respectivas funções.
Cada vez mais mais, a sociedade se vê a mercê de não somente representatividade, mas também de voz, além da emancipação da falta de conhecimento. Prova disso, está disso está no número demasiado de jovens que são prejudicados com as diversas negligências educacionais, e educacionais e simplesmente não se dão conta da proporção do problema, já que, na maioria das vezes, se quer sequer buscam compreender o que se passa no âmbito político, socioeducativo, e socioeducativo e no dos direitos fundamentais dos indivíduos.
Portanto, mostra-se de extrema importância que nós, enquanto cidadãos desta nação, devemos promover manifestações para reivindicação do alicerce da humanidade; a educação, visto que esta é o maior investimento para um futuro próspero. Além disso, ao passo que a manipulação de pessoas se torna algo comum, é necessário que sejamos um país crítico, lutando contra a obscuridade do desconhecimento.
Comentário geral
Texto insuficiente, que poderia ter recebido a nota zero, por fugir ao tema e não se adequar ao gênero dissertativo-argumentativo exigido na proposta. Preferimos não fazê-lo para poder comentar as outras competências de modo mais específico.
Competências
- 1) O texto é mediano apenas na medida em que o autor consegue, no geral, se comunicar com alguma clareza. No entanto, há palavras e frases equivocadas ou sem sentido. O que significa, denotativamente ou objetivamente, "caminhar para uma verdadeira concepção da ignorância"? Conceber a ignorância seria definir o conceito de ignorância. Se o desastre educacional é tão grande, não se vai conceber nada, mas sim estar na ignorância total. No terceiro parágrafo, a primeira frase em vermelho é incompreensível. Tudo o que se assinalou em vermelho são problemas de natureza linguística, que poderiam puxar a avaliação desta competência ainda mais para baixo, a depender do critério pessoal do corretor.
- 2) O autor não entendeu o tema. Aparentemente, viu que a proposta se relacionava com a educação. No entanto, não dá nenhum sinal de ter percebido que a questão era sobre como financiar a universidade.
- 3) O autor argumenta, mas de modo retórico e exagerado, como quem busca provocar no leitor a indignação, mais do que o convencimento. Ou seja, compõe um texto quase panfletário, isto é, num tom que deixa de lado a objetividade e a lógica que a proposta exige.
- 4) Os problemas anteriorermente mencionados puxam para baixo a nota desta competência. O texto tem alguma coesão, mas a linguagem problemática, a incompreensão do tema e a argumentação inadequada impedem que se dê uma nota maior aqui.
- 5) A sugestão que conclui a redação também é retórica e panfletária, propondo manifestações contrárias ao que está aí, que foi analizado de modo excessivamente genérico.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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