Manual de instruções: Entenda bula de remédios

Alfredina Nery, Especial para a Página 3 - Pedagogia e Comunicação

Um texto de instruções nada mais é que um conjunto de indicações que você deve ou não deve fazer. Para entender uma receita de bolo, ou a bula de um remédio, você deve tentar entender as ordens anunciadas no texto. Veja o que diz trechos do manual de instrução de um fogão de cozinha:

Vamos começar analisando o manual de um fogão:

ECOFOGÃO

Para um uso adequado e maior longevidade do Ecofogão, sugerimos que você siga as seguintes instruções:

 

TRANSPORTE

  • Para transportar mais facilmente, você poderá retirar a parte inferior das pernas do Ecofogão, simplesmente desparafusando-a.(...)

     

    INSTALAÇÃO

  • Ao instalar o Ecofogão, procure a posição desejada, levando em consideração a posição do queimador e a sua lateral. (...)

     

    FUNCIONAMENTO

  • Para um perfeito funcionamento do Ecofogão é preciso que a grelha na área de alimentação esteja horizontalmente na boca da câmara de combustão. (...)

     

    MANUTENÇÃO E LIMPEZA

  • Antes de iniciar o próximo acendimento do Ecofogão, deve-se retirar as cinzas deixadas pela queima anterior. (...)

     

    PROBLEMAS TÍPICOS E SOLUÇÕES

  • O problema mais típico do Ecofogão é o retorno da fumaça pela boca da câmara de combustão. Este problema é ocasionado quando a passagem dos gases de combustão está estrangulada. (...)

Verifique que o manual de instruções do Ecofogão tem a finalidade trazer algumas informações técnicas ("Transporte", "Instalação", "Funcionamento", "Manutenção e Limpeza", "Problemas típicos" e "Soluções") sobre o referido utensílio doméstico e, ao mesmo tempo, auxiliar o consumidor - que adquiriu o fogão - a instalá-lo, para um melhor aproveitamento do mesmo. Sua linguagem é objetiva, enxuta e prescritiva.

Receita culinária
Uma receita culinária não será muito diferente:

Creme de abacate
Ingredientes:
3 xícaras de polpa de abacate
suco de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer:
Bata o abacate, ligeiramente, no liquidificador com o suco de limão. Acrescente o açúcar e bata levemente de novo. Leve à geladeira apenas por 30 minutos e sirva.

A receita culinária tem a finalidade de apresentar uma sequência de ações do ato de cozinhar e é constituída por duas partes distintas:

a) a lista de ingredientes, com numerais ou quantitativos ("3 xícaras", "1 limão", "3 colheres de sopa") + substantivos concretos ("xícaras", "polpa", "abacate", "suco", "limão", "colheres", "sopa", "açúcar")

b) as orientações ou instruções, com verbos no imperativo: "Bata", "Acrescente", "Leve", sirva" ( ou no infinitivo: bater, acrescentar, levar, servir).

Há ainda o uso dos advérbios "ligeiramente", "levemente" que expressam a maneira como as ações precisam ser realizadas.

Transgressão do texto instrucional
A bula de remédio é também um texto instrucional cuja finalidade é informar tecnicamente as pessoas e orientá-las na utilização dos medicamentos receitados pelos médicos.

Veja como a publicidade, muitas vezes, usando determinadas linguagens e, até mesmo certos aspectos dos gêneros textuais, subverte, de forma criativa, a ordem das coisas. Analise a seguir, como a propaganda de uma fábrica de roupas - chamada "Vide bula" - usa a estrutura de uma bula de remédio, como forma de chamar a atenção para o seu produto, como que recomendando-o para a "saúde do consumidor".

VIDE BULA
100 mg

CONTRA INDICAÇÕES
Analisado e pesquisado o produto, foi constatada a indicação excessiva bastante benéfica, agindo como estimulante e revitalizante do corpo e da mente. (...)

EFEITOS SECUNDÁRIOS
Indicações inevitáveis ao fazer uso do produto: a perda do produto age diretamente no sistema imunológico, causando irritabilidade, secura na boca e descarga de adrenalina. O uso mais prolongado reduz visivelmente a idade cronológica do paciente, mantendo a perfeita e tão desejável sintonia: espírito, corpo e mente.

INFORMAÇÃO
Em prolongadas ou curtas viagens, é perfeitamente portátil, adequando-se a sua bagagem.
Em caso de dúvida VIDE BULA.
Não desaparecendo o sintoma, consulte o revendedor mais próximo.
APRESENTAÇÃO
Revendedor autorizado
FÓRMULA
Cores......................................................variações temporárias
Formas e estilo..................................... 150 mg
Qualidade.............................................. 150 mg
Propriedades
Técnicas................................................ 100 mg
Desenvolvimento ............................... 100 mg
Propostas de Comportamento.......... 500 mg

INFORMAÇÕES AO PACIENTE
A roupa VIDE BULA é criada e produzida dentro das mais avançadas técnicas, proporcionando conforto e qualidade.

INDICAÇÕES
Seu uso é de comprovada eficácia.
Durante estudos, foi descoberta redução de irritabilidade e desânimo.
Sua correta administração tem como propriedade, moderar excessos de depressões, nostalgias crônicas ou congênitas.
Seu uso prolongado envolve, criando situações de extremo prazer, transformando distintos hábitos arraigados.
Sem contra indicações, deve ser mantido ao alcance de crianças e animais de estimação.

Laboratório:
VIDE BULA Comércio e Indústria de Moda Ltda.

O que você percebeu que há de comum numa bula de remédio e na propaganda "Vide bula"? Sem dúvida, a estrutura do texto, com algumas informações técnicas, como: "Contraindicação", "Efeitos secundários", "Informação", "Apresentação", "Fórmula", "Informações ao paciente", "Indicações".

Outra característica marcante da "transgressão" que caracteriza a bula da "Vide Bula" é o uso de uma linguagem sempre com duplo sentido... Veja alguns exemplos:

 

  • "indicação excessiva bastante benéfica, agindo como estimulante e revitalizante do corpo e da mente". Que sentidos pode ter este trecho? Diferentemente de um remédio cujo uso excessivo pode ser um problema, até mesmo fatal, no texto publicitário o uso excessivo tem um sentido bem preciso: ele é um convite ao consumo da roupa, por isto é benéfico (aos "bolsos" da empresa, é claro!);
  • na parte "EFEITOS SECUNDÁRIOS" verifique a lista de termos relativos à saúde: " sistema imunológico", "irritabilidade", "secura na boca", "adrenalina". Ou seja, se o cliente não consumir os produtos em questão , ele terá problemas de saúde (irônico, não?);
  • "Não desaparecendo o sintoma, consulte o revendedor mais próximo": revendedor no lugar de médico é bem sintomático, não? É o revendedor "Vide bula" quem cuida da sua saúde, caro consumidor...;
  • o trecho "INDICAÇÕES" também traz uma série de inversões irônicas, no sentido de indicar o uso das roupas "Vide bula" como melhora da saúde do cliente/consumidor.
     
  • Alfredina Nery, Especial para a Página 3 - Pedagogia e Comunicação Professora universitária, consultora pedagógica e docente de cursos de formação continuada para professores na área de língua/linguagem/leitura.

    

    Shopping UOL

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos