Redação do Enem 1999: Comentário da prova do Enem

Solange Marcondes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A prova de redação de 1999 trouxe uma proposta que exigiu do aluno relacionar diversos textos para produzir sua redação. Foram apresentados, a título de estímulo, quadrinhos, textos de jornal e depoimento de jovens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.

O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.

([Adaptado de] "Para quem se revolta e quer agir", "Folha de S. Paulo", 16/11/1998)

Depoimentos de jovens participantes do encontro:

  • "Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A reaidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu. (E.M.O.S, 18 anos, Minas Gerais)
     
  • A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar. (C.S.Jr., 16 anos, Paraná)
     
  • Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinârmico na sua escola, no seu bairro. (H .A., 19 anos, Amazonas)

    (Depoimentos extraídos de "Para quem se revolta e quer agir", "Folha de S. Paulo", 16/11/1998)

    Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social.

    Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.

    A redaçao deverá ser apresentada a tinta na cor azul ou preta e desenvolvida na folha grampeada ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.

    Comentário O tema, bastante amplo, permite várias discussões. No entanto, não se pode ignorar que a coletânea determina uma análise do universo dos jovens.

    Possível argumentação:

    1) Refutar as posições deterministas de muitas pessoas que veem a juventude como despolitizada, com pouca ou nenhuma cultura. É importante observar que a proposta do ENEM (por meio da "Graúna" e dos depoimentos apresentados) sugere uma ideia contrária a essa ou pelo menos espera esse olhar contrário do candidato.

    2) Discutir os vários sentidos da palavra cidadania:

    a) Ainda que existam vários sentidos, atualmente sua essência é única: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade. Por isso se faz necessário que o candidato conheça as situações enfrentadas pela sociedade: as condições de vida das crianças, o tratamento que se dá aos idosos, entre outras.

    b) A ideia de cidadania é ter alguém que tenha consciência dos seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Portanto cabe aos jovens promover essa participação. Os graves problemas políticos, raciais, étnicos, de desemprego e de exclusão social somente poderão ser superados com o pleno exercício da cidadania.

Solange Marcondes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é professora de redação do colégio COC-Universitário, de Santos (SP).

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos