Estudante cai de moto e chega atrasado a local de prova do Enem 2011 em Curitiba

Dimitri do Valle
Especial para o UOL Educação
Em Curitiba

O estudante Eric Castro, 19, bem que tentou convencer os fiscais a abrir a porta de acesso a sala de aula na PUC-PR, em Curitiba, onde ele deveria prestar o Enem. a partir deste sábado (22) Mas foi em vão. Nem um atestado médico do hospital relatando que ele havia sido atendido pela manhã, após um acidente de moto, foi suficiente para sensibilizar os fiscais do atraso de pelo menos cinco minutos.

Eric, que fazia planos de ingressar no curso de Educação Física, contou que vinha para o local de prova com sua motocicleta quando as rodas do veículos ficaram presas sobre fios de luz caídos sobre a pista. Ele perdeu o equilíbrio e caiu. Foi levado ao hospital com machucados leves e tentou prosseguir viagem, mas quando chegou ao bloco 1 da PUC-PR, já era tarde. Ele tentava mostrar o atestado pelo vidro da porta, mas ninguém veio atendê-lo.

Daniela Costa, 28, saiu às 11h30 do bairro Umbará, na periferia de Curitiba, e pegou três ônibus até chegar ao campus principal da PUC-PR. Chegou com pelo menos sete minutos de atraso. "Foram os ônibus, demoraram muito", disse Daniela, ofegante e aos prantos por não ter conseguido entrar a tempo no local de prova.

Já o estudante Rodrigo Júnior, 25, confundiu o campus da PUC-PR com outro local de prova. Na convocação oficial, estava escrito que ele deveria ter se apresentado no colégio estadual Hildebrando Souza, a cerca de quatro quilômetros de distância. Ele não percebeu o engano e foi auxiliado pelos próprios jornalistas que fazem a cobertura do Enem a verificar que o endereço da prova não era a PUC-PR. A estudante Cristiane Souza, que iria tentar o vestibular de Pedagogia, confundiu os blocos (na PUC-PR, os edifícios são identificados pelas cores) e chegou atrasado.

O UOL Educação viu quando um rapaz  ainda conseguiu entrar no momento em que o funcionário da portaria fechava a porta. Ele alegou que a porta ainda estava aberta quando colocou meio corpo para dentro do bloco 1 e teve autorização para entrar e se dirigir para sua sala de aula. Na PUC-PR, local de maior concentração de alunos do Enem, em Curitiba (Cerca de 11 mil dos 46 mil estudantes da capital do Paraná), as portas foram fechadas às 13h.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos