Topo

Após suspeita de fraude no Enade, MEC anuncia auditoria na Unip

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 19h13Atualizada em 22/03/2012 19h40

O MEC (Ministério da Educação) decidiu instalar uma auditoria na Unip (Universidade Paulista) para apronfundar as investigações sobre suposta fraude no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Segundo nota publicada pelo MEC, essa auditoria terá um prazo de 60 dias e será realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e pela Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior). A medida foi anunciada nesta quinta-feira (22). 

Ainda de acordo com a nota, serão feitas visitas de avaliação in loco em todos os cursos da Unip em fase de renovação de reconhecimento.

Segundo o suposto esquema, revelado pela edição online do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Unip “escondia” os alunos com baixo desempenho ao somente lançar as notas deles após o fim das inscrições do Enade. Só pode prestar o exame quem tem, pelo menos, 80% da carga horária do curso cumprida e for provável concluinte. De acordo com o jornal, somente os melhores estudantes tinham as notas lançadas a tempo. As boas notas são utilizadas pela instituição como propaganda de seus cursos.

A Unip diz, em nota, que não foi comunicada da decisão. "Não recebemos, até o momento, nenhuma comunicação do MEC sobre o assunto. No entanto, estamos tranquilos com relação a notícia", afirma.

Mudanças no Enade

Após a suspeita de fraude no Enade, o MEC implantou mudanças no exame. Agora, além dos formandos em 2012, também estão obrigados a participar da avaliação os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior.

São Marcos

O MEC também anunciou o descredenciamento da Universidade São Marcos, de São Paulo, por verificar "inúmeras irregularidades que comprometem o funcionamento da instituição". A reportagem tentou contato com a instituição por volta das 19h20 desta quinta, sem sucesso.

Com o descredenciamento, a instituição deverá providenciar a transferência dos alunos e a entrega da documentação acadêmica aos interessados em 90 dias.