Topo

Estudantes protestam após vigia matar pitbull dentro da Faculdade de Veterinária da UFRGS

A pitbull Artemis foi morta por um segurança privado dentro da Faculdade de Veterinária da UFRGS - Arquivo pessoal
A pitbull Artemis foi morta por um segurança privado dentro da Faculdade de Veterinária da UFRGS Imagem: Arquivo pessoal

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

09/04/2012 18h41Atualizada em 09/04/2012 18h53

Na manhã desta segunda-feira (9), dezenas de estudantes levaram seus cães à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para realizar um protesto contra a morte de uma cadela da raça pitbull, que levou um tiro de um segurança privado dentro da Faculdade de Veterinária.

Artemis era uma pitbull com cerca de dois anos, adotada pela estudante de veterinária da UFRGS Mariana Simões dos Santos. Na sexta-feira (6), a universitária e o namorado estiveram no campus para buscar uma amiga. No local, soltaram a cadela, que brincava com outro cachorro.

Enquanto os donos esperavam a colega, Artemis brincava no pátio, até que o outro cachorro começou a latir para um vigilante que se aproximou do local. O segurança teria apontado o revólver para Artemis depois que ela latiu. Segundo Bruno Antônio Stelzer, namorado de Mariana, o animal começou a cheirar o cano do revólver do vigia, que, mesmo com os pedidos dos donos do animal para abaixar a arma, atirou.

A cadela foi socorrida, mas faleceu no próprio Hospital de Clínicas Veterinárias, onde, meses antes, havia sido reabilitada – ela foi atropelada e não tinha movimento em uma das patas. A direção da faculdade afirmou que consultará as câmeras de vigilância do local para avaliar a postura do funcionário, e se propôs a abrir uma sindicância para apurar o caso, que foi registrado em uma delegacia da Polícia Civil.

A empresa de segurança Rudder ouviu o funcionário, mas informou que não se manifestará sobre o ocorrido. Conforme a direção da faculdade, o vigia registrou no livro de ocorrências que teria sido vítima de uma tentativa de ataque por parte do animal.