Topo

Inscrições para o Sisu do 2º semestre começam em 18/6; consulta de vagas já está disponível

11/06/2012 10h32Atualizada em 11/06/2012 11h39

O MEC (Ministério da Educação) diponibilizou nesta segunda-feira (11) o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre - nele é possível consultar as vagas ofertadas e tirar dúvidas sobre o processo. Para o segundo semestre de 2012 serão ofertadas 30.548 vagas em 56 instituições públicas de ensino. Veja o site aqui.

As inscrições começam no dia 18 de junho e vão até as 23h59 do dia 22 do mesmo mês. Para participar da seleção é preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Os interessados poderão se candidatar a até duas opções de curso. Estão reservadas para políticas afirmativas 8.688 vagas.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu para consulta a qualquer hora do dia.

A primeira chamada será divulgada no dia 25 de junho. A matrícula nas instituições de ensino devem ser realizadas entre 29 de junho e 2 de julho. O candidato que for selecionado para a segunda opção ou que não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado na segunda chamada, que acontece a partir de 6 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.

A matrícula da segunda chamada irá acontecer nos dias 10 e 11 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feira pelas instituições de ensino a partir de 17 de julho.

Greve nas federais

Professores de pelo menos 47 universidade federais estão em greve por todo o país, além de três institutos federais de ensino. A paralisação nacional é organizada pelo Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e começou em 17 de maio. Segundo o sindicato, a reivindicação do movimento é pela reestruturação da carreira de docente e por melhores condições de trabalho.

Instituições que oferecem vagas pelo Sisu estão com as atividades paralisadas, como a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), a Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).