Feira de intercâmbio é boa oportunidade para tirar dúvida e conseguir desconto; veja agenda

A lista de "tarefas" do futuro intercambista é extensa: pesquisar a instituição de ensino, escolher o curso, definir a data da viagem e sua duração, acertar a hospedagem, providenciar o visto, comprar passagem e - ufa! - pagar todas as despesas.

Se o objetivo envolve graduação, especialização, pós-graduação ou MBA, os primeiros passos desse caminho têm de ser ainda mais cuidadosos. 

UOL ajuda você a escolher

  • Arte UOL

    Responda as perguntas e veja qual é o tipo de intercâmbio mais adequado para você

  • Arte UOL

    Veja uma estimativa de preços para programas vendidos por agências especializadas

Uma estratégia que as instituições de ensino estão adotando é se apresentarem em eventos do ramos, aqui mesmo no nosso país. Os estudantes brasileiros estão visados por diversas instituições.

No segundo semestre, há diversos eventos desse tipo. Eles costumam acontecer em algumas capitais, no entanto, duram apenas um dia. A dica é se preparar: descubra quais as instituições do evento geram interesse e vá com as dúvidas anotadas.

Preços de cursos de idiomas

Para quem busca experiências para aprimorar outras línguas, o evento é ótimo para comparar preços, conhecer melhor os cursos e - até - fechar negócio sem pagar a comissão das agências. 

Algumas empresas oferecem descontos e vantagens para quem compra o pacote do curso durante o evento. Atenção: nesses casos é importante ter certeza de que há vagas nas hospedagens durante o período desejado.

Para aproveitar essas feiras ao máximo, o ideal é sair de casa sabendo que idioma vai estudar, quanto tempo dispõe para isso e quais seriam boas alternativas de hospedagem para você. Um detalhe importante: saber em que época do ano pretende viajar ajuda a explorar as opções no evento.

Ensino superior

O principal atrativo dessas feiras é justamente o contato direto com as instituições de ensino, sem o intermédio de agências. Os representantes das escolas e universidades geralmente são os próprios responsáveis pela admissão dos alunos. Na conversa, tente descobrir que programa tem mais a ver com o seu perfil e não se esqueça de levantar que tipo de currículo têm os candidatos aprovados.

Como a burocracia para o ingresso nas instituições varia, lembre-se de montar listas de documentos e testes necessários durante o evento. Analise as exigências com atenção e não fique com dúvidas - aproveite para perguntar aos representantes presentes nesses eventos.

Segundo os organizadores ouvidos pelo UOL, esse primeiro contato pede alguns cuidados. Perguntar se uma universidade de ponta tem cursos de pós-graduação, por exemplo, não é uma boa forma de aproximação. Outra sugestão é não perguntar sobre bolsas de estudos nesse primeiro momento.

Demanda 

Segundo a Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais, a estimativa para 2012 é de 282 mil interessados em intercâmbio - um mercado que deve movimentar mais de US$ 2 bilhões.

Levantamento feito pela organizadora de uma das feiras em países de todo o mundo mostra que dois em três visitantes desses eventos procuram opções de cursos de línguas, sendo o inglês o idioma mais requisitado. O outro terço procura programas acadêmicos, como mestrado, doutorado e cursos curtos que forneçam diplomas.

Ainda segundo essa pesquisa, os Estados Unidos são um destino procurado por 48% dos alunos, mas o Canadá se apresenta como alternativa para 40% deles. Espanha, Reino Unido e Austrália respondem por 30% da procura. Países latino-americanos, como Chile e Argentina, também são destinos que geram interesse, mas mais baixo, entre 7% e 15%.

O que essas feiras têm

No segundo semestre, ocorrerão duas feiras bastante reconhecidas pelo setor, o Salão do Estudante e a EduExpo. Os dois eventos, que vão passar por nove capitais diferentes, reúnem dezenas de representantes de escolas e universidades de todo o mundo e trazem palestras sobre visto, testes de certificação de conhecimento de inglês (Toefl e Ieltis), hospedagem e preços etc.

Com o mesmo tipo de atividades, também haverá feiras específicas, como a Imagine Estudar no Canadá, a Education USA (cursos acadêmicos nos Estados Unidos), a Universities UK (cursos acadêmicos no Reino Unido), e a Expo High School (direcionada a programas de ensino médio).

Um lembrete: não é necessário conversar no idioma de origem da escola. Tradutores simultâneos costumam estar presentes. 

DESTINOS PREFERIDOS PELOS BRASILEIROS
Veja Álbum de fotos


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos