Topo

Revista de alunos dentro da escola fere estatuto da criança, critica especialista

Alunos da Escola Estadual Geraldo Melo, em Maceió, são revistados antes do início das aulas por policiais militares - Gilberto Farias / Gazeta de Alagoas
Alunos da Escola Estadual Geraldo Melo, em Maceió, são revistados antes do início das aulas por policiais militares Imagem: Gilberto Farias / Gazeta de Alagoas

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

28/09/2012 11h22

O presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Claudio Soriano, criticou a revista feita pela PM (Polícia Militar) nos alunos da Escola Estadual Geraldo Melo, em Maceió, e afirmou que a ação é desnecessária. “O problema não começa dentro da escola e sim nos arredores com a presença de traficantes e criminosos que aliciam os estudantes”, disse.

Desde a última segunda-feira (24), os alunos da Escola Estadual Geraldo Melo são revistados antes do início das aulas por policiais militares. A medida foi adotada após reunião entre pais, professores, direção e conselho tutelar.

A presença de policiais para revistar estudantes começou após a denúncia de supostas ameaças feitas a direção, funcionários e professores da escola estadual - as ameaças teriam sido feitas por traficantes.

Para Soriano, apenas a presença da polícia poderia atingir o objetivo de inibir a ação do tráfico de drogas e a entrada de armas dentro da escola.

“Se a polícia está ali de prontidão, é lógico que ninguém vai se arriscar a levar algo ilegal. Além do mais são crianças e adolescentes que ainda estão em fase de formação e podem desvirtuar o pensamento de que a polícia é uma aliada no combate a criminalidade, achá-la punitiva e criar uma ojeriza”, disse.

Soriano ressaltou ainda que a realização das revistas fere o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no artigo 18, em que diz que “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”

Constrangimento

Ele destacou que as fotos publicadas pelo jornal Gazeta de Alagoas, na última terça-feira (26), mostram os jovens rindo dos colegas revistados durante a ação de policiais dentro de uma das salas da escola.

“Os alunos estavam rindo, e você não vê os revistados sorrindo. Aquilo é constrangedor”, disse, destacando que as imagens mostram claramente que os alunos revistados foram submetidos a constrangimento em público.

Para o presidente do conselho, a escola perdeu o teor de instituição educacional ao obrigar os alunos serem tratados como criminosos expondo os estudantes a “abrirem pernas e braços para serem vasculhados em busca de drogas e armas igualando-os a criminosos” para poderem ser liberados a estudar.

“A escola não é uma unidade penitenciária e sim educacional. Esta ação é uma ação que tem de ocorrer em conjunto. Tem de iniciar na raiz, no combate ao crime fora da escola, e não no topo, que vem refletir o que está se passando na comunidade.”