Topo

Em SP, candidatos do Enem 2012 acham mais fácil conseguir bolsa do Prouni do que vaga em federal

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

03/11/2012 12h41

Mesmo com cotas sociais e Sisu (Sistema de Seleção  Unificada),  a maioria dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 ouvidos pelo UOL em um local de prova na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, pretendem usar as notas do exame para conseguir bolsas de estudos em universidade particulares, principalmente por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos).

"Acho mais fácil conseguir bolsa do que entrar na federal. Tem mais chance de bolsa", afirmou Juliana de Souza, 18, que quer fazer o curso de direito ou psicologia.

Ingrid Macedo, 19, também quer entrar no curso de direito e pretende tentar instituições publicas e particulares. "A federal é bem mais concorrida, com certeza. Caso eu não consiga, vou para a particular mesmo", afirmou.

Já Ana Paulo de França, 22, nem pensa em tentar uma vaga em universidade federal. "Acho que o Sisu é bem mais difícil, como já trabalho também, fica mais complicado. É mais fácil para alguém que fez escola particular e cursinho entrar na federal", disse.

Antônio Donizete, 51, veio fazer a prova junto com o filho Felipe Fiorin, 18. Os dois querem usar a nota do exame para conseguir uma bolsa no Prouni: o pai, no curso de matemática; o filho, em desenho industrial.

"Já estudo na Uninove e estou tentando migrar para uma bolsa do Prouni. Trabalho como agente de organização escolar e quero virar professor", contou Antônio.

Felipe brinca que os dois vão competir para ver quem tira nota maior. Já o pai avisa que é " obrigação" do menino ir melhor que ele.