Topo

No Recife, candidata faz o Enem 2012 como desculpa para faltar ao trabalho

Carol Guibu

Do UOL, no Recife

03/11/2012 16h40

Para grande parte dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a prova foi o primeiro passo para a entrada em alguma faculdade. Porém, para a operadora de telemarketing, Nalva Moraes, 21, o exame serviu apenas de desculpa para faltar ao trabalho.

Nalva, que, além de trabalhar, também faz curso técnico em segurança, disse que mesmo sem estudar para a prova o exame foi "mais fácil que o esperado". "Não tive grandes dificuldades em nenhuma das matérias e, por não estar concorrendo a nenhum vestibular, fiquei ainda mais tranquila", disse.

Apesar de fáceis, as questões foram, na opinião da operadora de telemarketing, "muito cansativas".

Entre as perguntas que chamaram a atenção dela, uma que questionava qual era a ligação entre o personagem dos quadrinhos Capitão América com a segunda guerra mundial e o holocausto. "Achei estranho. Esse foi a segunda vez que fiz o Enem, e nunca tinha visto uma pergunta envolvendo personagem de quadrinhos", comentou.

Nalva Moraes terminou a prova cerca de duas horas depois do início estipulado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).