Topo

Para MEC, caso de garota que enviou SMS para mãe no Enem 2012 não foi falha de segurança

Do UOL, em Sorocaba

05/11/2012 19h18

Em Sorocaba (SP), uma jovem foi desclassificada do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) após denúncia da mãe de que a filha enviou mensagens de celular durante o segundo dia de prova. Para o MEC (Ministério da Educação), o caso não configura falha de segurança.

A candidata, filha de Maria Lúcia Abdala, trocou SMSs durante mais de uma hora dentro da sala de prova.

Nas mensagens, a jovem chegou a pedir que a redação fosse escrita pela mãe e passada pelo celular. Maria Lúcia explicou ao UOL que manteve a comunicação com a filha para denunciar o despreparo dos fiscais que ficam dentro das salas de aula.

O MEC, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que a jovem quebrou as regras do edital ao portar o celular durante o exame e, por isso, foi desclassificada. Segundo a assessoria, não são usados detectores de metais ou revista para as provas do Enem e, assim, os fiscais não teriam como saber se a candidata estava ou não com seu telefone.

Procedimento

Todos os candidatos que levassem o celular para o local de prova deveriam colocar seu aparelho dentro de um saco com lacre. "Disseram à minha filha que os saquinhos tinham acabado, por isso não pegaram o celular", afirma Maria Lúcia.

  • Reprodução

    Jovem de Sorocaba pediu à mãe que fizesse redação e enviasse por SMS

Segundo a assessoria do MEC, não houve falta de sacos com lacre. Todos os locais de provas teriam recebido quantidade equivalente ao número de candidatos para os dois dias de exame.

De acordo com um fiscal que esteve no local de prova e não quis se identificar, outro participante já tinha sido eliminado no primeiro dia por postar a foto da prova em um site de relacionamentos.

Mensagens

A estudante escreveu em uma das mensagens que enviaria o nome de um site que teria a resposta de questões de português: "Eu vo manda o site de port e o começo da pergunta" (sic). "OK", responde a mãe.

"Jamais passaria qualquer resposta. Isso é injusto com os demais alunos que se preparam", diz Maria Lúcia.

Sobre a redação, a candidata explica qual é o tema e pede ajuda: "Faz a redação - Fazendo aos poucos e me manda - Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti."

Depois disso, Maria Lúcia confirma se a filha está dentro da sala de aula e diz que vai à universidade onde a prova foi realizada. "Fique aí."  "Se (sic) tá vindo?", escreve a filha. "Jhe, vc tá na sala de aula?", se certifica a mãe. Maria Lúcia foi ao campus da universidade e a aluna foi encontrada em uma das salas de aula. Imediatamente ela foi desclassificada da prova.