Topo

Alunos flagram jumentos tomando água em bebedouro para estudantes na Federal do Piauí

Camylla Oliveira flagrou dois jumentos no bebedouro do departamento de Farmácia da UFPI - Divulgação
Camylla Oliveira flagrou dois jumentos no bebedouro do departamento de Farmácia da UFPI Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

17/01/2013 18h17

Dois jumentos foram fotografados tomando água no bebedouro destinado aos alunos do departamento de Farmácia da UFPI (Universidade Federal do Piauí), em Teresina, na tarde dessa quarta-feira (16). Os animais estavam no corredor das salas de aula da instituição.

A foto foi tirada pela aluna do curso de nutrição Camylla Oliveira quando se dirigia a uma das salas de aula do CCS (Centro de Ciências da Saúde).

A estudante relatou que resolveu postar uma das fotos no Facebook para alertar o perigo do uso de bebedouros sujos na UFPI, pois já cansou de ver animais usando o mesmo local que os alunos utilizam para matar a sede.

A repercussão da cena dos animais bebendo água no bebedouro da UFPI causou indignação a vários alunos.

“Todo mundo que viu ficou com nojo.  É um absurdo esses bebedouros ficarem expostos e sujos. Isso é um descaso conosco, os estudantes. Num calor desses ter que dividir bebedouro com jumento”, disse a universitária.

Segundo Camylla, esta não é a primeira vez que flagrou animais usando o bebedouro. “Já vimos muitos gatos, passarinhos e até iguanas. Agora jumentos foram a primeira vez.”

Outro lado

Por meio de nota, UFPI informou que a Prefeitura Universitária e o Setor de Vigilância da UFPI realizam ações de monitoramento de entrada de animais na área do campus Ministro Petrônio Portella da UFPI. E que agora vai intensificar os trabalhos para “evitar um novo contratempo”.

Segundo a nota, o campus tem uma área 1.560.000 m² e “seus limites são cortados por diversas ruas e avenidas de Teresina, não sendo possível o fechamento de seus portões.” “Isto acaba por possibilitar a entrada, na área da instituição, de animas soltos que transitam pela cidade, provocando contratempos.” 

"O fato em questão trata-se de ocorrência isolada na instituição, não havendo registros anteriores similares", afirmou a instituição em nota.