Topo

Dilma e Haddad anunciam novo campus da Unifesp na zona leste de SP

Do UOL, em São Paulo

25/01/2013 18h42Atualizada em 25/01/2013 18h48

A presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciaram na tarde desta sexta-feira (25) a construção de um novo campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) no bairro de Itaquera, na zona leste da capital.

O novo campus da Universidade será construído pela União em um terreno doado pela Prefeitura, que também cedeu uma área em Pirituba, zona oeste da cidade, para construção de uma nova unidade do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

O anúncio, feito no dia do aniversário de 459 anos da cidade, ocorreu durante cerimônia de entrega de chaves de 300 moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida, justamente em Itaquera. Também foram entregues 84 novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na semana passada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já havia dito que o MEC estava “economizando” para as obras das duas novas instalações da rede federal na cidade. Na ocasião, o ministro não quis se comprometer com valores. 

Campus antigos ainda tem problemas

O anúncio da construção de um novo campus para a Unifesp em São Paulo ocorre com um cenário de indefinição sobre as unidades da Universidade em Guarulhos e Osasco. Com problemas de estrutura e sob críticas por conta de sua localização afastada, o campus de Guarulhos enfrentou uma greve de alunos e docentes que durou 5 meses no ano passado. Professores e funcionários reclamam da distância e do isolamento da unidade, localizada no distante e carente Bairro dos Pimentas.

Com o atraso nas aulas, a Unifesp chegou a cogitar o cancelamento do vestibular para ingresso de novos estudantes no campus Guarulhos no primeiro semestre de 2013. Estudantes e professores defendem a transferência da EFLCH (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) para o centro da capital.

Já o recém-inaugurado campus de Osasco ainda aguarda um sede definitiva, que está em construção. Enquanto isso, os estudantes tem aulas em um faculdade municipal que foi desalojada, a FAC-Fito (Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco).