Topo

Trote em Alagoas tem piscina de melaço e passeio de jegue

Ritual do passeio de jumento pelo campus já é tradicional na universidade - Beto Macário/UOL
Ritual do passeio de jumento pelo campus já é tradicional na universidade Imagem: Beto Macário/UOL

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

25/01/2013 20h06

A Uncisal (Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas) anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), o nome dos 440 feras aprovados no vestibular 2013. A festa com o tradicional trote reuniu centenas de pessoas no pátio da instituição, no bairro do Trapiche, em Maceió.

Assim como todos os anos, à medida em que os aprovados iam gritando ao ouvirem o nome lido no carro de som, os estudantes da Uncisal que organizavam levavam os aprovados para o mergulho na piscina com muita sujeira.

Outro trote tradicional é obrigar os aprovados a montarem num jegue e passearem pelo campus. Este ano, poucos estudantes escaparam da brincadeira.

O jovem Hiago Victor, 20, disse, no calor da alegria com a aprovação no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, que gostou de montar no jegue. "A aprovação no vestibular é uma sensação única. O trote, em si, faz parte do ritual da comemoração. Estamos aqui para nos divertir e celebrar essa conquista”, disse.

Já Ana Caroline Ricardo de Lima Silva, 17, aprovada para o curso de técnica de radiologia, também esbanjava alegria. "Esse é o primeiro vestibular que eu faço, estou muito feliz", afirmou.

Prova e matrículas

A matrícula dos aprovados será efetuada a partir da próxima segunda-feira (28) até a quinta-feira (31), das 8h00 às 14h00, na sede da instituição.

As provas da Uncisal foram realizadas entre 9 e 11 de dezembro. Os cursos oferecidos pela instituição são: medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, análise e desenvolvimento de sistemas, processos gerenciais, radiologia e sistemas biomédicos.

A Uncisal possui um programa de políticas afirmativas, com cotas sociais para alunos que tenham cursado, exclusiva e integralmente, o ensino fundamental e o ensino médio em escola pública do Estado de Alagoas.