Topo

Concurso seleciona 5 universitários para intercâmbio em Israel

O Instituto Weizmann de Ciências, com o acelerador de partículas ao fundo - Acervo Pessoal
O Instituto Weizmann de Ciências, com o acelerador de partículas ao fundo Imagem: Acervo Pessoal

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

07/03/2013 13h25

Estudantes que cursam o primeiro ano do ensino superior podem concorrer a uma viagem a Israel e a um intercâmbio de um mês, em julho deste ano, no Instituto Weizmann de Ciências.

Conhecido por oferecer somente cursos de mestrado e doutorado, o instituto abre suas portas durante o verão israelense para intercambistas internacionais interessados em pesquisa científica. Entre os professores da instituição estão Ada Yonath, que recebeu o Prêmio Nobel de Química de 2009 pelos seus estudos da estrutura do ribossomo, juntamente com os colegas Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz.

Para concorrer a uma das cinco vagas, o aluno terá de escrever uma redação em inglês contando o motivo de seu interesse no instituto, em pesquisa acadêmica e seus planos de futuro. O concurso é organizado pelo grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil.

O aluno de ciências biológicas da USP (Universidade de São Paulo) Ivan Lavander Cândido Ferreira, 21, foi um dos selecionados em 2010. Além da vivência acadêmica, Ivan cita as visitas de fim de semana como parte importante do programa. Ele visitou o Santo Sepulcro, a cidade de Jerusalém e o Mar Vermelho, entre outros lugares.

“Foi uma das vivências mais incomparáveis que já tive”, relata. Depois da experiência, o estudante considera fazer uma pós-graduação em Israel.

Participação

O domínio da língua inglesa é uma das condições para participar do processo seletivo. O interessado deve redigir uma redação nesse idioma sobre o tema “My interest in the Institute Weizmann Summer School - Scientific Research and My Future Life" e enviá-lo para o e-mail weizmann.br@gmail.com até 18 de março.

No corpo da mensagem, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, universidade e curso que frequenta, endereço completo de sua residência, telefone para contato e e-mail.

Os autores das melhores redações serão chamados para uma entrevista em São Paulo e os escolhidos terão à disposição modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física.