Comissão do Senado aprova Enem obrigatório ao final do ensino médio
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que torna obrigatória a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ao final do ensino médio. O objetivo é que o exame passe a fazer parte de um sistema de avaliação do ensino médio.
Leia mais sobre Enem
- Confira as 20 melhores instituições do país segundo o Enem por Escola 2011; apenas uma é pública
- Ensino público só emplaca escolas "modelo" entre as mil melhores no Enem 2011
- Mensalidade das dez melhores escolas do Enem 2011 vai de R$ 0 a R$ 3.253
- Nota de escolas estaduais no Enem fica abaixo da média
O projeto ainda deve voltar à pauta da próxima reunião para votação suplementar e, se for aprovada, deverá ser encaminhada à Câmara de Deputados sem passar pelo plenário do Senado.
O PLS (projeto de lei substitutivo) 696/2011, proposto pelo senador Anibal Diniz (PT-AC), quer que o exame se torne "instrumento de avaliação do ensino e de indução de mudanças curriculares". Hoje, o Enem é principalmente uma forma de seleção de alunos para o ensino superior.
O autor pretende ainda que, por meio da universalização, sejam evitadas estratégias usadas por escolas para obter boa avaliação institucional, como a seleção dos melhores estudantes para fazer a prova.
Se aprovada, a obrigatoriedade do Enem seria implantada progressivamente.
Exame nacional
O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.
É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.
O exame serve não só para o ingresso na universidade, mas também para conclusão do ensino médio ou até para obtenção de vagas de intercâmbio, pelo Ciência sem Fronteiras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.