Polícia apreende nove jovens suspeitos de incendiar escola no RS
Os nove adolescentes suspeitos de terem ateado fogo a uma escola em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, na semana passada, foram apreendidos pela polícia nesta manhã (22).
Com idades entre 13 e 17 anos, oito são alunos e ex-alunos da instituição. Apenas um deles nunca havia estudado na escola. O fogo, iniciado na madrugada do dia 12, destruiu salas de aula, o setor administrativo e um depósito com instrumentos musicais da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra, onde 574 estudantes frequentam turmas de 1ª a 9ª séries.
A instituição suspendeu as aulas por uma semana, enquanto um mutirão reconstruía os cômodos atingidos. Ao mesmo tempo, a polícia civil investigava o caso.
Na manhã desta quinta-feira, 40 agentes, acompanhados por conselheiros tutelares, cumpriram os nove mandados de apreensão concedidos pela Justiça. Todos os suspeitos foram presos em suas casas, nos bairros de classe média e classe média baixa Sans Souci e Progresso.
Todos serão encaminhados à Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo), onde cumprirão medidas socioeducativas. Eles devem responder por formação de quadrilha, incêndio qualificado e dano ao patrimônio público qualificado.
Dos adolescentes apreendidos, três ainda são alunos da La Hire Guerra. Apenas um nunca pertenceu à instituição. Este, porém, é suspeito de participação em uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) na cidade.
Indisciplina escolar
Segundo o delegado do caso, Alencar Carraro, dois adolescentes já haviam arrombado o bar da escola, e, outros, agredido professores e colegas. Eles possuem antecedentes disciplinares na escola, histórico de evasão escolar e mau comportamento no dia a dia.
"Eles disseram que [o incêndio] foi uma coisa momentânea. Eles beberam uma garrafa de bebida alcoólica, passaram pela escola e viram que não havia ninguém cuidando. Dois adolescentes de 14 anos tiveram a ideia e os outros gostaram", afirmou Carraro.
A reportagem tentou, sem sucesso, contato com os pais dos adolescentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.