Topo

Polícia apreende nove jovens suspeitos de incendiar escola no RS

12.ago.2013 - Escola municipal é incendiada em Eldorado do Sul (RS). Oito dos nove suspeitos são alunos e ex-alunos - Lívia Stumpf/Agência RBS
12.ago.2013 - Escola municipal é incendiada em Eldorado do Sul (RS). Oito dos nove suspeitos são alunos e ex-alunos Imagem: Lívia Stumpf/Agência RBS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

22/08/2013 12h43

Os nove adolescentes suspeitos de terem ateado fogo a uma escola em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, na semana passada, foram apreendidos pela polícia nesta manhã (22).

Veja também

  • Reprodução

    Jovem é morto a facadas dentro de ônibus escolar na Bahia

  • Arte Folhapress

    Aluno que jogou casca de banana em professora é condenado a pagar R$ 10 mil

  • http://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/2013/08/14/onibus-escolar-explode-e-mata-crianca-no-interior-de-goias-1376518588246_300x200.jpg

    Ônibus escolar explode e mata criança no interior de Goiás

Com idades entre 13 e 17 anos, oito são alunos e ex-alunos da instituição. Apenas um deles nunca havia estudado na escola. O fogo, iniciado na madrugada do dia 12, destruiu salas de aula, o setor administrativo e um depósito com instrumentos musicais da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra, onde 574 estudantes frequentam turmas de 1ª a 9ª séries.   

A instituição suspendeu as aulas por uma semana, enquanto um mutirão reconstruía os cômodos atingidos. Ao mesmo tempo, a polícia civil investigava o caso. 

Na manhã desta quinta-feira, 40 agentes, acompanhados por conselheiros tutelares, cumpriram os nove mandados de apreensão concedidos pela Justiça. Todos os suspeitos foram presos em suas casas, nos bairros de classe média e classe média baixa Sans Souci e Progresso.

Todos serão encaminhados à Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo), onde cumprirão medidas socioeducativas. Eles devem responder por formação de quadrilha, incêndio qualificado e dano ao patrimônio público qualificado. 

Dos adolescentes apreendidos, três ainda são alunos da La Hire Guerra. Apenas um nunca pertenceu à instituição. Este, porém, é suspeito de participação em uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) na cidade. 

Indisciplina escolar

Segundo o delegado do caso,  Alencar Carraro, dois adolescentes já haviam arrombado o bar da escola, e, outros, agredido professores e colegas. Eles possuem antecedentes disciplinares na escola, histórico de evasão escolar e mau comportamento no dia a dia. 

"Eles disseram que [o incêndio] foi uma coisa momentânea. Eles beberam uma garrafa de bebida alcoólica, passaram pela escola e viram que não havia ninguém cuidando. Dois adolescentes de 14 anos tiveram a ideia e os outros gostaram", afirmou Carraro. 

A reportagem tentou, sem sucesso, contato com os pais dos adolescentes.