Topo

Alunos de Ribeirão Preto apostam em protestos de junho como tema de redação

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto

26/10/2013 11h40

Os protestos de junho que foi o assunto mais citado por estudantes como tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 à reportagem UOL em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). A redação será aplicada neste domingo (27).

“Foi o fato mais importante do ano, na minha opinião”, afirma Paulo Eduardo Magda Leme, 18, que cursa o terceiro colegial da escola pública Arthur Pires, de Luiz Antônio (273 km de São Paulo).

Paula Juliana Luiz Maia, 18, que tenta uma vaga em recursos humanos em universidades particulares e estuda na mesma escola de Leme, também aposta no tema. “Os professores falaram para a gente ficar atento em relação a isso."

Outros possíveis temas citados pelos alunos ouvidos pelo UOL, pela ordem, estão o programa Mais Médicos, a Copa do Mundo, demarcação de terras indígenas e sustentabilidade.

Primeiros a chegar

Estudantes de escolas públicas foram os primeiros a chegar à Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) na manhã deste sábado, vindos de Luiz Antonio, Santa Rosa do Viterbo (283 km de São Paulo) e São Simão (278 km de São Paulo).

Parcela considerável dos cerca de 30 alunos era de jovens que prestam o Enem pela primeira vez para adquirir experiência. Entre eles Mayco Gouvea, 16, que está no segundo colegial da escola estadual Professor Agenor Medeiros. Ele também aposta nos protestos de junho como assunto da redação de amanhã.

Mariane Fonte, 15, que estuda no COC de Santa Rosa do Viterbo, não sabe ainda qual curso pretende fazer. “Vim por experiência”, disse.

Mariane estava na companhia de Paloma Albertin, da mesma escola, que presta o Enem na esperança de obter uma vaga numa faculdade pública de veterinária. “Estou tranquila.”

Os candidatos do Enem prestam duas provas neste sábado, de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, que começam após a 13h e terminam quatro horas e meia depois.