Topo

Enem 2013 no PR: "Valeu bonde da madrugada, mas amanhã tenho prova"

José Lázaro

Do UOL, em Curitiba

26/10/2013 10h35

Já era madrugada de sábado quando os últimos candidatos curitibanos deixaram de publicar mensagens no Twitter (rede social de microblogs). Amanda Pilatti conversava com um amigo sobre a prova às duas da manhã e a candidata Alycia Carelli parou de tuítar apenas 40 minutos antes.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 acontece neste sábado (26) e domingo (27).

“Valeu bonde da madrugada, mas amanhã tenho prova. Senhor me protege e faça que tudo dê certo. #ENEM #PartiuDormir”, escreveu Alycia às 1h18. Durante a sexta-feira, a expressão #ENEM chegou a figurar diversas vezes no Trend Topics Curitiba, uma ferramenta da internet que mostra qual o assunto mais comentado no Twitter naquele momento.

Os comentários iam de supostos vazamentos da prova a quem chamasse os amigos para a balada, dizendo que isso iria “reduzir o estresse” na hora da prova. “De tanto falarem que é proibido celular, to achando que vão me barrar na porta caso eu leve”, tuítou a candidata Winnie Duarte, 21 anos, às 21h.

Na tarde de ontem, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, disse que os candidatos flagrados publicando fotos ou informações da prova na internet seriam imediatamente desclassificados e retirados do local de prova. Isso é possível graças a novas tecnologias de rastreamento de dados.

Para essa reportagem, por exemplo, foram utilizadas ferramentas que localizam comentários públicos no Twitter. Neste caso, só são identificadas postagens de quem acionou o sistema de GPS do celular ou do computador, pois a busca está restrita á região de Curitiba. No Paraná, 354 mil inscritos farão a prova neste sábado.

Boatos de vazamento

Às vésperas da aplicação do Enem 2013, novos boatos circulam nas redes sociais sobre um suposto cancelamento da prova. As informações falsas usam links de notícias de 2009, quando a prova foi e fato cancelada. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) confirma a aplicação do exame neste final de semana, 26 e 27 de outubro, para os 7,1 milhões de candidatos inscritos.

Na quarta-feira (23), o MEC teve que negar também um suposto vazamento do gabarito da prova de cor rosa do Enem. Uma imagem com respostas para o primeiro dia de prova (ciências humanas e ciências da natureza) circula no Twitter desde a noite do dia 22 pelo perfil @anonymousenem da rede social.