Topo

Questão de biologia do Enem 2013 usa mesma imagem da Fuvest 2007

Imagem do experimento do médico inglês William Harvey na prova da Fuvest 2007 - Reprodução/Fuvest
Imagem do experimento do médico inglês William Harvey na prova da Fuvest 2007 Imagem: Reprodução/Fuvest

Do UOL,em São Paulo

27/10/2013 17h27Atualizada em 23/10/2014 16h39

A questão 47 (do caderno amarelo) da prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 utilizou a mesma imagem de uma pergunta discursiva da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP) 2007. A imagem que mostra o experimento do médico inglês William Harvey é "clássica" e "famosa", segundo professores ouvidos pelo UOL

Veja como foi o Enem 2013

  • Reprodução

    Candidatos publicam fotos do Enem em redes sociais; MEC elimina 24 alunos

  • Eduardo Valente/Futura Press

    Lei seca no Brasil é tema de redação do Enem 2013

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013

"O que o Enem fez foi pegar a famosa experiência de William Harvey sobre a circulação do sangue humano. É uma imagem muito clássica, disponível na internet. O aluno daqui [de São Paulo] não é beneficiado. Qualquer aluno que estuda circulação no país inteiro conhece essa imagem", afirmou o professor de biologia do curso Objetivo, Luiz Carlos Bellinello. 

Para Alex Sander Barros, coordenador do curso Poliedro, o fato do Enem ter se baseado nessa imagem não tira o mérito da questão: "A questão é boa e o tema importante para a história da medicina. É uma questão válida". De acordo com Barros, é possível encontrar esse desenho em um livro que reúne "as dez experiências mais bonitas".

Apesar de usar o mesmo desenho, os questionamentos dos dois exames eram diferentes. 

Provas de química e física foram mais difíceis

Professores de cursinhos pré-vestibulares consultados pelo UOL ontem (26) afirmaram que, em comparação aos anos anteriores, as provas deste ano de química e física exigiram que os estudantes dominassem mais conceitos e usassem fórmulas ensinadas no ensino médio.

"A prova de química tinha menos contas, só que, por outro lado, tinha uma exigência conceitual maior", disse Marcelo Dias Carvalho, coordenador de Etapa. "O Enem criou uma identidade própria, uma prova com grau de dificuldade adequada, bem calibrada".

Apesar de elogiarem a redução dos enunciados, considerados mais "enxutos", os professores afirmam que um dos principais desafios do Enem ainda é a distribuição adequada do tempo.

"O aluno tinha que ter domínio muito grande do tempo para fazer as questões. Quem treinou fazendo simulados, cronometrando o tempo, não teve dificuldades", diz o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo.

Lei seca é tema de redação

O MEC (Ministério da Educação) divulgou logo após o início das provas de hoje (27) que o tema da redação do Enem deste ano é "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Os candidatos tiveram 5h30 para escrever uma redação sobre esse tema e responder a 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens e códigos e matemática.

Segundo o ministério, "os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no edital do exame" a partir de "leitura dos textos motivadores apresentados no exame".