Enade

Mais de 196 mil universitários fazem provas do Enade neste domingo

Do UOL, em São Paulo

A prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2013 acontece hoje (24), com início às 13h (horário de Brasília) e término às 17h. O estudante deve chegar ao local uma hora antes para evitar atraso. A saída do local será permitida apenas após às 14h. Nesta edição, participarão do Enade 196.855 universitários.

No dia, os estudantes devem estar munidos de algum documento oficial de identificação com foto, como RG, carteira de habilitação e passaporte. É possível consultar o local de prova pelo CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso.

A participação será atestada a partir da assinatura do aluno na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem a identificação e o registro de presença no Enade 2013 pode impedir que o universitário receba seu diploma. 

Nesta edição, o exame vai avaliar o desempenho de 196.855 estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. 

Também serão avaliados estudantes dos cursos tecnológicos em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Prova

O Enade analisa o rendimento de alunos de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, as habilidades e competências. A prova é dividida em uma parte comum a todas as áreas e outra com conteúdo específico de cada curso.

A prova de formação geral terá dez questões, sendo duas delas discursivas e oito de múltipla escolha. A parte da prova que trata de matéria específica de cada curso terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

O comparecimento dos estudantes inscritos ao dia da prova é importante, já que quem falta ao Enade fica impedido de receber o diploma. 

Quem faz

O Enade deve ser realizado por alunos ingressantes e concluintes. Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do final de agosto.

Já os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014 ou aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o final de agosto.

Nos cursos de tecnologia, são considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013 ou aqueles que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso.

Os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, serão dispensados do Enade 2013.

Mais de 500 mil universitários fizeram Enade 2012
Veja Álbum de fotos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos