Em 11 anos, oferta de cursos de graduação a distância cresce 24 vezes
Os cursos de graduação a distância registraram crescimento de 15,7% entre 2012 e 2013, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados nesta terça-feira (9) pelo MEC (Ministério da Educação).
Nos últimos 11 anos, a oferta de cursos na modalidade cresceu 24 vezes. Em 2013, 1.258 cursos de ensino a distância foram registrados contra 52 em 2012. Do total de cursos oferecidos no ano passado, 240 eram bacharelados, 592 licenciaturas e 426 tecnológicos.
O volume de matrículas em cursos da modalidade também registrou alta. Entre 2012 (1.113.850) e 2013 (1.153.572), o crescimento foi de 3,4%, com 39.722 inscrições a mais.
O levantamento mostra também que os cursos a distância oferecidos em instituições privadas de ensino superior representaram 87% do número de inscritos, com 999.019 matrículas.
As universidades foram as instituições que mais concentraram número de matrículas, representando 71% das inscrições na modalidade EAD.
De acordo com o Censo, os cursos de licenciatura registraram o maior número de matrículas. Em 2013, foram contabilizados 451.193 inscrições, representando 39%. Cursos de bacharelado e tecnológicos somaram 361.202 (31%) e 341.177 (30%), respectivamente.
"A educação a distância normalmente está associada aos cursos de licenciatura, mas vemos que as matrículas estão razoavelmente distribuídas no bacharelado e nos cursos tecnológicos", afirmou o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Soares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.