Topo

Enem 2014 terá mais de 17 mil detectores de metal para evitar "selfies"

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

07/11/2014 17h11Atualizada em 07/11/2014 17h41

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 terá mais de 17 mil detectores de metal nos locais de prova de todo o país para evitar tentativas de fraude e “selfies” de candidatos durante a avaliação. O ministro Henrique Paim (Educação) afirmou nesta sexta-feira (7) que alunos flagrados usando o celular durante o exame serão automaticamente excluídos da avaliação.

As provas do Enem serão aplicadas neste sábado (8) e domingo (9) a partir das 13h e o uso de celulares é proibido. Em 2013, 47 estudantes foram eliminados por postarem foto em rede social ao fazer o exame.

O ministro se recusou a comentar quais serão os mecanismos para evitar fraudes na prova alegando motivos de segurança. Paim também disse que a fiscalização para evitar esse tipo de fraude terá “mais rigor” neste ano.

“Estratégias de segurança não se divulgam previamente. Utilizaremos as mesmas ações do ano passado e teremos mais rigor neste ano”, afirmou o ministro.

Paim disse ainda que milhares de pessoas irão atuar na segurança da aplicação da prova e receberam treinamento para a utilização de detectores de metais móveis. O candidato que apresentar comportamento suspeito durante o exame pode ser abordado a qualquer momento.

Além de celulares, o uso de outros dispositivos eletrônicos está vetado durante a prova. São eles:  máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Soares, informou que será feito um “monitoramento contínuo” das redes sociais durante toda a prova para identificar candidatos cometendo irregularidades. O Inep é responsável pela realização do exame.

Celular guardado

O candidato pode levar o celular para a prova, mas deve deixar o aparelho em um envelope transparente e lacrado que ficará embaixo da mesa em que realizará o exame. “O celular terá que estar guardado em um porta-objetos. Se o aluno acessar algum eletrônico para qualquer uso, será automaticamente excluído. Equipes farão esse monitoramento dentro e fora das salas”, explicou Soares.

Também estão proibidos artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, além de óculos escuros.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Não será autorizado o uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira e borrachas. Também não poderão ser usados livros, manuais e anotações.

Não será permitido portar armas de qualquer espécie, ainda que o candidato possua autorização para o respectivo porte.

O resultado da prova deve ficar disponível apenas em janeiro de 2015, segundo o MEC.