Topo

Enem 2014: Candidatos saem antes das 15h no PR; fiscal será repreendido

Deisi Lisowski, 17, saiu dez minutos antes do permitido - Lucas Pontes/UOL
Deisi Lisowski, 17, saiu dez minutos antes do permitido Imagem: Lucas Pontes/UOL

Jorge Olavo

Do UOL, em Curitiba

08/11/2014 16h01

Faltando 10 minutos para as 15h deste sábado (8), a estudante Deisi Lisowski, 17, saía do bloco 1 (amarelo) da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba. De acordo com as regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos só podem deixar o local de prova após duas horas do início. A jovem conta que não foi orientada pelos fiscais durante o exame.

Segundo Deisi, ela terminou a prova e ficou esperando o fiscal. "Perguntaram se eu queria sair ou esperar até as 17h para ficar com o caderno de questões. Disse que eu queria sair", conta a jovem que fez a prova como treineira e quer cursar Fotografia. A jovem não foi a única. A equipe do UOL viu mais cinco candidatos deixarem o mesmo bloco antes do horário determinado.

Deisi fez o exame na sala A3. Outra estudante, que estava na mesma sala, confirma o fato. "Eu também estava saindo, mas mandaram esperar. Outro menino que já tinha saído e estava no corredor foi trazido de volta", relata Diane Guimarães Mariano, 21 anos, que quer usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos na faculdade de Administração que cursa. Diane saiu logo após as 15h.

As estudantes contam que os fiscais foram questionados sobre o tempo mínimo para permanecer em sala, mas disseram que não tinha essa exigência. "Ainda perguntei se podia sair e o fiscal disse: 'Pode'", conta Deisi.

Fiscal será repreendido

O coordenador de aplicação de prova no bloco amarelo, Leonardo Pacholek, afirma que os fiscais foram orientados e a informação constava em edital. "O fato será relatado em uma ata de sala para ser analisado depois. O fiscal será repreendido", diz.

Cerca de 4,5 mil candidatos fazem as provas em seis blocos da PUC-PR.