'Tremia muito': ela fez Enem pela 7ª vez e conseguiu nota 1000 na redação
Anna Beatriz Veríssimo, 21, foi uma das 12 pessoas a tirar nota 1000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao UOL, a jovem que tenta uma vaga em medicina conta qual "tática" utilizou para fazer um bom texto, mas afirma: não existe fórmula garantida. Esta foi a sétima vez que Anna fez o Enem (ela fez a prova duas vezes como treineira e outras cinco para valer).
- ENVIE SUA HISTÓRIA: acha que a sua história de vida merece uma reportagem? Envie um resumo para o email enviesuahistoria@uol.com.br. Se possível, já envie fotos e os detalhes que nos ajudarão a avaliá-la. A redação do UOL pode entrar em contato e combinar uma entrevista.
O que aconteceu
A estudante tenta uma vaga em medicina e alcançou a nota máxima na avaliação de redação. A nota no Enem é usada por estudantes de todo o país para concorrerem a vagas no ensino superior. A redação é importante para compor a nota final e garantir uma boa vaga.
Eu fiquei bem nervosa, bem ansiosa, porque bastante gente estava reclamando da nota. Quando abri, eu estava tremendo muito, mas não esperava tirar 1000, não era uma meta, era um sonho muito distante.
Anna Beatriz Veríssimo
Anna costumava fazer uma redação por semana, além das que estavam incluídas nos simulados. Ela destaca que é importante fazer o texto junto com as questões de múltipla escolha para treinar a administração do tempo. A prova de redação foi aplicada no 1° dia de Enem. No mesmo dia, os estudantes ainda tiveram de responder a 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens, das 13h30 às 19h. "Eu tinha muito cuidado para não extrapolar o tempo."
Além da nota máxima na redação, Anna conseguiu manter seus acertos acima de 40 em todas as áreas. Ela afirma que a familiaridade com o tema ("Desafios para a valorização da herança africana no Brasil"), que estudou bastante ainda no ensino médio, ajudou na hora de desenvolver os argumentos.
(Os temas do Enem) são temas sociais que eu gosto de estudar, tenho o hábito de ler, então fiquei feliz com a escolha. Na hora da prova, procurei fazer o que sempre faço, não tenho um modelo pronto, mas tem um tipo de escrita que é a forma que eu me sinto mais confortável.
Anna Beatriz Veríssimo
A "fórmula" de Anna inclui mencionar algum livro já na introdução. No Enem, ela elegeu "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, que conta a história de duas irmãs que vivem em condições de escravidão contemporânea em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. No desenvolvimento, a vestibulanda mencionou mais uma obra, dessa vez teórica: Racismo Estrutural, do ex-ministro Silvio de Almeida. A jovem diz que foi importante limitar o número de referências para conseguir desenvolver melhor o texto.
Normalmente, eu tentava fazer uma (referência) por parágrafo, mas no terceiro eu coloquei só argumentação. Existe uma crença de que você tem de encher a redação de repertório, mas eu acho que a coisa, na verdade, é colocar um repertório bem desenvolvido. Anna Beatriz Veríssimo
Anna diz que não esperava alcançar esse resultado, mas acredita que o mais importante foi não tentar imitar outras redações nota máxima — que ficam disponíveis para os alunos após algum tempo.
Uma coisa que eu não dispenso é não tentar imitar os outros, nunca tentei imitar alguém para tirar 1000. Para tirar uma nota excelente, você tem de ter um diferencial que, obviamente, não é fácil, mas dá para encontrar.
Anna Beatriz Veríssimo
Agora, Anna vai tentar entrar em medicina pelo Sisu —o sistema de seleção que reúne vagas em universidades públicas. Seu plano A é o curso na UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), mas ela também espera o resultado de outros vestibulares.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.