PUBLICIDADE
Topo

Educação


Sisu: O que é, como funciona, inscrições e outras dúvidas

Programa do governo federal, o Sisu usa como forma de seleção o desempenho dos candidatos no Enem - Getty Images/iStockphoto
Programa do governo federal, o Sisu usa como forma de seleção o desempenho dos candidatos no Enem Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 17h00

Por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é possível concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país usando apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Sisu é gratuito e abre suas inscrições duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Em 2020, o Sisu passou também a oferecer vagas para cursos a distância.

Saiba mais sobre o Sisu:

O que é Sisu?

O Sisu é um programa do governo federal que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A seleção dos candidatos é feita com base no desempenho obtido no Enem.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema informatizado e totalmente online. Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com as notas obtidas na edição mais recente do Enem.

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso na hora da inscrição, indicando qual deles é a sua primeira e qual é a sua segunda opção. Durante o período de inscrições, as notas de corte de cada curso (isto é, a nota mínima necessária para ser convocado) são divulgadas uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição.

Os candidatos podem consultar a classificação parcial nas duas opções e também alterar suas escolhas de curso e de instituição de ensino até o fechamento das inscrições.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

Como se inscrever no Sisu?

As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sisu. Para concorrer a uma vaga pelo Sisu, não é preciso pagar nenhuma taxa.

Em 2020, o acesso ao sistema de inscrição do Sisu passou a ser realizado com o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. O cadastro no gov.br pode ser feito neste endereço: https://sso.acesso.gov.br/login.

Quando abre o Sisu?

O Sisu abre suas inscrições duas vezes por ano, uma no começo e outra na metade. As datas podem ser conferidas no site do Sisu.

Como saber se foi aprovado no Sisu?

A lista de aprovados no Sisu será disponibilizada sempre após o encerramento do período de inscrições, na página do programa. As datas de divulgação dos resultado podem ser consultadas no site do Sisu.

Como acessar o Sisu?

O Sisu pode ser acessado pela página https://sisu.mec.gov.br. Para entrar no sistema, é preciso ter em mãos o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. O cadastro no gov.br pode ser feito neste endereço.

Quando sai o resultado do Sisu?

Os resultados serão disponibilizados sempre após o encerramento do período de inscrições. As datas de divulgação dos resultados podem ser consultadas na página do Sisu.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera existe para preencher as vagas que não forem ocupadas na chamada regular do Sisu.

Na primeira chamada, os candidatos que ficaram nos primeiros lugares são convocados a fazer matrícula. Depois disso, as vagas não preenchidas são oferecidas aos candidatos da lista de espera.

Para participar da lista de espera, é preciso manifestar interesse dentro do prazo estabelecido no cronograma, que está sempre disponível no site do Sisu.

Para que serve o Sisu?

Por meio do Sisu, é possível concorrer a uma vaga em uma instituição pública de ensino superior usando a nota do Enem.

Quem fez faculdade particular pode fazer o Sisu?

Sim. Quem já fez uma graduação pode concorrer a uma vaga pelo Sisu, desde que tenha participado da edição mais recente do Enem e não tenha zerado a prova de redação.

Como saber se fui selecionado na lista de espera do Sisu?

A página do Sisu divulga a data de início da convocação dos candidatos em lista de espera, mas as chamadas são realizadas diretamente pelas instituições de ensino.

Por isso, o candidato que estiver na lista de espera deve acompanhar as convocações junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. É importante, por exemplo, estar atento aos meios de comunicação utilizados pela instituição de ensino.

O que significa Sisu?

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada.

Quem pode se inscrever no Sisu?

Podem se inscrever no Sisu candidatos que participaram da edição mais recente do Enem e que não tiraram zero na prova de redação. Quem fez o Enem na condição de treineiro (sem ter concluído o ensino médio) não pode participar do programa.

Quantas vezes posso me inscrever no Sisu?

Em cada edição do Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso na hora da inscrição. O aluno deve indicar ainda qual deles é a sua primeira e qual é a sua segunda opção.

No geral, não há um limite de vezes para se inscrever no Sisu —ou seja, um candidato que se inscreveu em alguma edição do ano anterior pode participar de uma nova edição do programa, desde que tenha participado do Enem mais recente e não tenha zerado a prova de redação.

É importante observar ainda que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de educação superior, conforme estabelece a Lei nº 1089, de 11 de novembro de 2009.

Como usar a nota do Enem no Sisu?

Para usar a nota do Enem no Sisu, é preciso ter realizado a edição mais recente do exame e não ter zerado a prova de redação. No momento em que o candidato faz o login no Sisu, o sistema recupera automaticamente suas notas obtidas no Enem válido para o processo seletivo.

Que dia sai o resultado do Sisu?

O Sisu abre suas inscrições duas vezes por ano, uma no começo e outra na metade. Os resultados serão disponibilizados sempre após o encerramento do período de inscrições. As datas podem ser conferidas no site do Sisu.

Como funciona a segunda chamada do Sisu?

O Sisu não realiza segunda chamada, mas disponibiliza aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular a opção de se inscrever na lista de espera.

Para participar da lista de espera, é preciso manifestar interesse dentro do prazo estabelecido no cronograma, que está sempre disponível no site do Sisu.

O que é nota de corte do Sisu?

A nota de corte é a menor pontuação necessária para ser selecionado para um determinado curso pelo Sisu.

Durante o período de inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto para o sistema universal como para o sistema de cotas) são divulgadas uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição.

A nota de corte é calculada pelo sistema do Sisu para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Quem criou o Sisu?

Anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2009, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Sisu existe desde janeiro de 2010.

É possível passar no Sisu com nota abaixo da nota de corte?

Não. A nota de corte é a menor nota possível para ficar entre os selecionados de um curso. Por isso, caso a nota do candidato seja mais baixa do que a nota de corte, ele não será selecionado na chamada regular do Sisu.