Topo

Estudantes de pós-graduação devem receber bolsas atrasadas esta semana

Mariana Tokarnia

Da Agência Brasil, em Brasília

12/01/2015 16h34

Estudantes de pós-graduação, com bolsas atrasadas desde o fim do ano passado, deverão receber o pagamento esta semana. São bolsistas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de mestrado e doutorado, que recebem, respectivamente, R$ 1,5 mil e R$ 2,2 mil, de acordo com o portal da autarquia.

Em nota, a Capes informou que o pagamento das bolsas de estudo relativos a dezembro foram feitos na sexta-feira (12) e que os valores "serão creditados nas contas dos bolsistas nos prazos de compensação bancária".

A presidenta da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos), Tamara Naiz, disse hoje (12) que os estudantes esperam que o crédito ocorra até amanhã (13), respeitando o prazo das compensações. Caso contrário, a associação, que também se reunirá amanhã, proporá manifestações e até mesmo a paralisação das pesquisas.

"Os pós-graduandos não entraram em recesso. Muitos continuam trabalhando nos laboratórios. A maioria absoluta precisa do valor, porque boa parte dos programas não permite vínculo empregatício", ressaltou Tamara. "As contas de luz, o transporte, a alimentação não esperam. Os estudantes estão tendo muita dificuldade em se manter", acrescentou.