Topo

Professores da rede estadual de Sergipe decretam greve nesta segunda

Paulo Rolemberg

do UOL, em Aracaju

18/05/2015 11h10

Os professores da rede estadual de ensino de Sergipe decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda (18). Eles reivindicam reajuste do piso salarial de 13,01% a partir de janeiro deste ano, além de reformas e mais segurança nas escolas. A rede estadual possui um quadro de aproximadamente dez mil professores e cerca de 170 mil estudantes.

“O secretário Jorge Carvalho (Educação) e o governador Jackson Barreto tratam o piso do magistério não como um direito, mas como uma pretensão da categoria”, afirma a professora Ângela Melo, presidente do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe).

Na manhã de hoje, os professores realizaram um ato público em frente ao Palácio do Governo, quando foram apresentadas as reivindicações da categoria. Para terça-feira, está programada uma reunião entre secretários de Estado com a direção do Sintese para discutir os pontos de reivindicações da categoria. Na próxima quarta-feira, 20, volta a realizar assembleia para avaliar o andamento da greve e das mobilizações e definir os próximos passos.

Outro lado

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Seed afirma que “continua com os canais abertos de negociações com os professores”. Elton Coelho, assessor de comunicação da Seed, frisou ainda que o governo está sendo impedido de aumentar as despesas com pessoal em virtude do limite prudencial de 46,55% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Sobre possíveis faltas aos professores que não comparecerem ao trabalho, a secretaria descartou qualquer possibilidade de punição.