Topo

'Ainda tem domingo', diz candidato que chegou atrasado para o Enem no PR

Colaboração para o UOL, em Curitiba

24/10/2015 14h26Atualizada em 24/10/2015 14h50

Sair ao meio dia de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, não garantiu a entrada a tempo de Elaine dos Santos, 25, no Colégio Estadual do Paraná (CEP) para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste sábado (24). Ela pretendia usar a nota para a certificação do ensino médio, mas perdeu o primeiro dia do exame."Ah, mas ainda tem o domingo, né?!", comenta.

Os candidatos que não fizeram a prova neste sábado podem fazer a prova amanhã. Neste sábado, a prova de 4h30 de duração terá 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

No domingo, será a vez dos candidatos resolverem 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e uma redação com 5h30 de duração. Mais de 7,7 milhões de candidatos se inscreveram para o exame neste ano.

De acordo com a participante, o trânsito da avenida Victor Ferreira do Amaral, uma das principais vias que liga ambas as cidades, foi um dos responsáveis pelo atraso. "Fomos abastecer e a máquina de cartão do posto travou. Tive que chamar meu pai e, nesse tempo, acabamos atrasando", diz Gustavo Machado dos Santos, irmão de Elaine, que a trouxe até o local da prova.

"Na verdade o problema é o carro 1.0!", brinca Gustavo, que pretende sair de casa ainda mais cedo neste domingo (25) para fazer em tempo o trajeto de cerca de meia hora de Pinhais a Curitiba.

24.out.2015 - Laura Fernandes, 16 anos, sabatista, levou cópia do RG e não conseguiu fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Paraná  - Lucas Pontes/UOL - Lucas Pontes/UOL
Laura Fernandes, 16 anos, sabatista, levou cópia do RG e não conseguiu fazer o Enem no Paraná
Imagem: Lucas Pontes/UOL

Sem documento oficial

Laura Fernandes, 16, não levou para a prova um documento original com foto, e não foi autorizada a se sentar em uma carteira para fazer a exame. "Perdi minha identidade, e os fiscais não aceitaram a cópia autenticada", comentou. Veja quais documentos são aceitos. "Estou aqui desde as 11h30, mas infelizmente não consegui entrar na sala".