Topo

Termina o 1º dia do Enem 2015 em todo o país; UOL terá gabarito e correção

Do UOL, em São Paulo

24/10/2015 18h00Atualizada em 24/10/2015 21h54

As provas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) terminaram às 18h (horário de Brasília) deste sábado (24) em todo o país. O exame registra mais de 7,7 milhões de candidatos. O UOL terá o gabarito extraoficial e correção comentada da prova por professores do Curso Objetivo a partir das 18h30.

Neste sábado, a prova de 4h30 de duração teve 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Neste primeiro dia, o exame trouxe questões com o atleta jamaicano Usain Bolt, sobre Estado Islâmico, feminismo e espionagem, de acordo com candidatos que deixaram as provas. Bolt apareceu em uma questão de física, alimentos transgênicos eram tema de outra de biologia. Na prova de ciências humanas, uma das perguntas era sobre espionagem, outra sobre Estado Islâmico e apareceu ainda feminismo.

O exame continua amanhã, quando os candidatos devem resolver 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e uma redação com 5h30 de duração.

Os sabatistas chegaram junto com os demais candidatos, mas vão aguardar em uma sala de provas. Para eles, o exame é iniciado apenas às 19 horas, no horário de Brasília, com exceção de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a prova começa às 19h considerando o horário local.

O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Inep até quarta-feira (28).

Prova difícil

Os primeiros candidatos a deixarem a prova do Enem 2015, logo após as 15h30, reclamaram da dificuldade das questões de ciências da natureza e do tamanho dos enunciados.

O estudante João Pedro Santos, de 14 anos, se assustou com a complexidade da prova. "Fiz só para testar, mas mesmo assim me apavorei porque não sabia quase nada. Foi uma prova muito difícil e trabalhosa", disse o estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Batista, na zona central de Porto Alegre.

"Achei as primeiras questões bem complicadas, mas ficar na sala esperando mais tempo sem ter o que fazer era pior", contou a pedagoga Valdenice Pereira, 35, que quer cursar nutrição em Maceió.

Atrasos e confusão

Em São Paulo, houve uma grande confusão após o fechamento dos portões de uma unidade da Uninove na Barra Funda. Mais de 20 estudantes chegaram atrasados e alguns deles conseguiram atravessar as grades dos portões e entraram no prédio. Uma estudante desmaiou.

No Rio de Janeiro, quatro alunos chegaram após o fechamento dos portões às 13 horas, neste sábado na Uerj (Universidade do Estado do Rio). O estudante Carlos Henrique chegou cerca de cinco minutos após o horário. Ele disse que saiu de casa perto das 12 horas, mas disse que o ônibus atrasou. Ele ia tentar uma vaga para o curso de medicina.

A doméstica Elizangela Ramos, 31, também chegou atrasada e culpou o trânsito. "Não vou desistir. Quero ser administradora de empresas. Ano que vem estou aqui de novo".