Topo

Enem: Crise hídrica e refugiados são apostas de redação de candidatos de SP

Lucas Rodrigues e Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 12h36

A redação é o assunto principal entre os candidatos no segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, em uma unidade da Uninove, na zona oeste da capital paulista. Os estudantes entrevistados pelo UOL apostam em crise hídrica e refugiados como possíveis temas.

Para as irmãs Marcela, de 17 anos, e Ludmila Fernandes, de 19, a prova deste sábado não estava difícil de fazer, mas química foi a disciplina que deu mais trabalho. “Química estava bem difícil. Hoje na redação acredito que possa cair alguma coisa sobre os refugiados da Síria”, afirma a mais nova, que está no terceiro ano do ensino médio e pretende cursar gastronomia.

Fabiana dos Santos, 33, também disse que o tema refugiados tem força, mas que lamentaria caso realmente caísse no exame. “Eu acho um tema difícil de ser abordado, ainda mais para mim que estudei quase nada”, comenta a funcionária pública que quer usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa no curso de direito.

As amigas de escola Natália Jonas e Melissa França, ambas com 17 anos, apostam no tema “crise hídrica” ou nos recentes protestos que ocorreram pelo país recentemente. “Se cair crise hídrica, estamos bem porque fizemos uma redação sobre esse assunto na escola”, diz Melissa, que quer fazer faculdade de direito ou letras. Já Natália gostaria de cursar design gráfico.

O músico Matheus Paes, de 21 anos, também acredita que refugiados, crise hídrica ou algum tema sobre participação política possam cair. “Seria bacana se caísse sobre melhoria da educação em algum aspecto, sobre como fazer com que haja um aumento da escolaridade”, diz. Ele não sabe ainda que curso vai escolher com a nota do exame.

Já Paulo Sérgio de Souza, de 20, avalia que o debate sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff pode ser abordado. “Ou então sobre os refugiados”, diz o estudante, que pretende fazer direito em Portugal.