Topo

Termina o 2° dia de provas do Enem 2015; UOL terá gabarito e correção

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 19h00

As provas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) terminaram às 19h (horário de Brasília). Neste domingo, os mais de 7 milhões de inscritos no exame nacional tinham pela frente 90 questões das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias e a redação. O UOL terá o gabarito extraoficial e a correção comentada da prova pelos professores do Curso e Colégio Objetivo a partir das 19h30.

Neste ano, o tema da redação do Enem foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Segundo a professora Cida Custódio, o tema dá para os candidatos a chance de propor medidas práticas para a lei que torna crime hediondo o feminicídio, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no primeiro semestre.

Músicas dos cantores Chico Buarque, Vinícius de Moraes e do rapper Emicida apareceram nas provas desta edição do Enem, segundo candidatos que fizeram as provas deste domingo.  Para os alunos, a prova de linguagens teve textos muito longos e as questões de matemática foram consideradas difíceis. 

Sábado

No primeiro dia, 25,31% dos candidatos inscritos não compareceram ao local de prova. O índice de abstenção foi considerado normal pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

Segundo o Ministério da Educação, 364 candidatos foram eliminados do Enem neste sábado por infringirem as regras do concurso. Entre eles, 30 participantes foram pegos com material eletrônico proibido em edital. Foram identificados candidatos com ponto eletrônico. A Polícia Federal investiga o caso. 

Estado islâmico caiu em prova difícil

No primeiro dia, a prova de 4h30 de duração teve 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O exame trouxe questões com o atleta jamaicano Usain Bolt, sobre Estado Islâmico, feminismo e espionagem, de acordo com candidatos que deixaram as provas. Bolt apareceu em uma questão de física, alimentos transgênicos eram tema de outra de biologia. Na prova de ciências humanas, uma das perguntas era sobre espionagem, outra sobre Estado Islâmico e apareceu ainda feminismo.

A prova foi considerada exigente e conteudista por professores de cursinho e pelos candidatos. Os primeiros a deixarem a prova do Enem 2015 reclamaram da dificuldade das questões de ciências da natureza e do tamanho dos enunciados.

O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Inep até quarta-feira (28).