Topo

Ela quer que você saiba como os primeiros anos da criança são importantes

Estela Renner, diretora de "Muito Além do Peso" e de "Criança, a Alma do Negócio" - Arquivo pessoal
Estela Renner, diretora de "Muito Além do Peso" e de "Criança, a Alma do Negócio" Imagem: Arquivo pessoal

Bruna Ribeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/03/2016 06h00

Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda. Essa frase é uma das inspirações de Estela Renner, 42, cineasta que tem dedicado seu tempo a pesquisar – e divulgar -- as influências mais relevantes da infância.

Ela ficou conhecida por causa de dois documentários: “Criança, a Alma do Negócio” (2008), sobre os efeitos da publicidade dirigida ao público infantil, e “Muito Além do Peso” (2012) sobre a obesidade entre os pequenos. Em maio de 2016, estreia seu terceiro trabalho: “O Começo da Vida”, sobre a relação do bebê com seus pais, avós, cuidadores, com a natureza e com as histórias que a ele são contadas. 

“Os primeiros anos da vida de uma pessoa dão a estrutura para que ela possa ser quem nasceu para ser”, diz Renner. 

Em entrevista ao UOL, a diretora falou sobre esses temas e o papel das escolas em relação a eles. Leia os melhores momentos dessa conversa:

UOL Educação - Qual é a importância de discutir esses temas com que você trabalha por meio de documentários?

Estela Renner - Aprendemos com o coração e com o que nos emociona. Sempre houve um retorno gigante sobre nossos filmes, que fazem parte do currículo de inúmeras escolas. A publicidade dirigida à criança, por exemplo, chegou a ser tema do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. 

UOL – Você tem um documentário sobre publicidade para o público infantil. Na sua opinião, como os pais podem blindar as crianças dessa influência?

Renner – Uma dica prática aos pais seria “diga sim ao brincar, ao brincar criativo”. Brinque com seu filho por 15 minutos. Limite os eletrônicos e traga um amiguinho em casa. Faça um esforço para que seu filho conheça as outras crianças do bairro, feche sua rua aos domingos… Ser pai e mãe é cansativo, mas formar um ser humano é o trabalho mais nobre do mundo.

O correto é o cumprimento da lei, que diz que toda publicidade dirigida à criança é abusiva. 

UOL - Como a escola pode contribuir nesse caminho?

Renner - Em primeiro lugar não permitindo publicidade nenhuma dentro da escola. Depois, tornando o conteúdo midiático [das TVs e da internert] parte de temas de estudo e reflexão. Revelar como é feita uma publicidade e quais são seus objetivos, suas ferramentas e o que está por trás dela. Acredito que todo ambiente escolar deve promover aprendizado. Para as crianças menores, onde a discussão ainda é difícil, precisamos trazer o brincar para um lugar de muita importância.  

UOL - Você lançará o documentário O Começo da Vida em maio.  Por que discutir os primeiros dias da vida de uma criança?

Renner - Os primeiros anos da vida de uma pessoa dão a estrutura para que ela possa ser quem nasceu para ser. Uma frase me tocou muito nesse processo e hoje é um slogan do filme: Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda. Em um determinado momento, percebi que estávamos falando da vida da criança, mas também estávamos falando da vida da humanidade.

Assista ao trailer do documentário "Muito Além do Peso"

UOL Cinema