Topo

Inep divulga locais de provas do Enem 2016; saiba como acessar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/10/2016 15h00Atualizada em 19/10/2016 16h08

O cartão de confirmação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com o local de prova de cada candidato foi liberado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta quarta-feira (19). Ao todo, 8.627.195 inscrições foram confirmadas, de acordo com o órgão.

Desde o ano passado, o documento deixou de ser enviado pelo correio e passou a ser disponibilizado no site do exame: http://enem.inep.gov.br/participante.

Para fazer a consulta digital, o estudante deve informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha criada no momento da inscrição. Neste ano, a prova será aplicada em 1.727 municípios e no Distrito Federal, segundo dados do Inep.

Além do endereço para a realização das provas, o cartão de confirmação traz os dados pessoais do candidato; o número de inscrição no Enem; a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); a data e o horário em cada dia do exame. Informações sobre a necessidade de atendimento especializado ou específico e indicação de certificação do ensino médio também serão exibidas caso o pedido tenha sido feito no momento da inscrição.

Ao todo, 68.907 atendimentos especializados foram solicitados para pessoas com deficiência. Esses candidatos terão direito ao tempo adicional de até 60 minutos em cada dia de realização das provas. Em relação aos pedidos para atendimento específico, 101.902 participantes deverão ser atendidos, entre eles estão as gestantes (7.590), os sabatistas (76.275), idosos (1.455), lactantes (16.538) e candidatos em classes hospitalares (44). 

De acordo com o Inep, 407 estudantes solicitaram a utilização de nome social no Enem 2016.

Esqueceu a senha?

Se o candidato não se lembrar da senha para acessar o local de prova, ele pode clicar na opção "esqueci minha senha" e recuperá-la via e-mail (informado na inscrição) ou SMS (de celular válido).

Em caso de dúvidas, o participante pode ligar para: 0800-616161

Enem 2016

As provas deste ano acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Os portões serão fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Vale lembrar que não haverá tolerância de horário. Programe-se para chegar com no mínimo uma hora de antecedência.

Segurança

Todos os participantes do Enem 2016 vão passar por coleta de dado biométrico nos dois dias de provas. A verificação será feita individualmente pelo chefe de sala depois do início das provas.