Atualizada às 21hAs quatro instituições que alcançaram as maiores notas no
IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição), lançado nesta segunda-feira (8) pelo MEC (Ministério da Educação) são particulares.
São elas: EBEF (Escola Brasileira de Economia e Finanças), no RJ, que atingiu 483 pontos dos 500 possíveis; SLMANDIC (Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic), em Campinas (SP), com nota 482; EBAPE(Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), no RJ, com 467; e FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), em SP, com a nota 458.
Essas instituições, ficaram na faixa 5, o que representa o melhor desempenho, segundo o índice. A melhor nota dentre as faculdades isoladas públicas do país é do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), com 453.
Foram avaliadas 1.448 instituições de ensino superior no país: 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. Destas últimas, 15 entraram no ranking das melhores, ou seja, as que estão na faixa 5.
O MEC separou as instituições por natureza: universidades (que colocou a Unifesp como a melhor), centros universitários (nenhum no país recebeu nota 5) e faculdades isoladas e integradas.
A divisão teve por objetivo evitar comparações de notas, como as do ITA e da Unifesp, já que enquanto uma universidade tem muitos cursos, uma faculdade isolada pode ter apenas um. Assim, se este único curso da faculdade é bem avaliado, a instituição toda é beneficiada com a nota. Numa universidade, em que é feita uma média da classificação de todos os cursos, é possível que a análise de um curso resultasse em nota cinco, e de outro, em nota um - o que a desfavorece na média.
Veja a lista com as 21 instituições de ensino superior que tiraram as maiores notas"As instituições isoladas que tiraram nota 5 vão ganhar justa visibilidades pelo trabalho que vêm realizando e, a partir daí, poderão ganhar prerrogativas de autonomia para abrir vagas ou novos cursos", disse o ministro da Educação Fernando Haddad, durante o lançamento do índice em Brasília.
O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, ressaltou ainda que "é muito dificil encontrar nota 5 em instituições sem pós-graduação. Aquelas que têm uma pós robusta e um padrão de excelência também na graduação são as que têm nota 5".
AvaliaçãoForam avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. Do total, 35,5% das instituições públicas têm percentual de IGC 4 e 5. Entre as instituições privadas, essa proporção é de 4,9%.
Segundo o MEC, as que ainda não tiveram o seu indicador calculado são instituições novas, que não possuem concluintes em seus cursos.
CálculoNo cálculo do indicador, são utilizados a média do CPC (conceito preliminar do curso) e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).
Para esta edição, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Enade no período de 2005 a 2007. Esse indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.
A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.