Mais de 70% dos municípios brasileiros conseguiram atingir ou superar em 2007 as metas de evolução estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação) para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). É o que indica o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender, divulgado hoje (9) pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Para o fundo, o Ideb é um importante indicador para garantir a melhora na qualidade do ensino. Segundo o Unicef, o avanço registrado em 2007 teve reflexos positivos não apenas na qualidade da educação, mas também em outros indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.
O primeiro Ideb foi medido em 2005 e a média nacional registrada foi de 3,8 pontos em uma escala de 0 a 10. A meta estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é que o país alcance a média 6 até 2022. Estados, municípios e escolas têm metas bienais que devem ser atingidas a cada avaliação.
O levantamento do Unicef faz uma análise da evolução do Ideb por estado. Mato Grosso do Sul é o que tem maior percentual de municípios que superaram as metas estabelecidas para 2007: 96,2%.
No Acre, no Espírito Santo, no Amazonas, em Mato Grosso, no Paraná, em Roraima e em Sergipe, mais de 80% das cidades obtiveram resultado superior às metas determinadas pelo MEC.
O único estado em que menos de metade cidades conseguiu notas melhores do que as estabelecidas para 2007 foi o Amapá, com percentual de 43,8%.
Amanda Cieglinski
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.